Cuidados bucais: como prevenir doenças desde os primeiros dentes

Especialista alerta sobre a importância da escovação e visitas periódicas ao dentista em todas as fases da vida para manter a boca saudável

| Reprodução internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Tanto na infância, quanto na melhor idade, o sorriso é reflexo dos bons momentos, mas, para que ele nos acompanhe por toda vida, alguns cuidados devem ser adotados desde os primeiros anos. A infância é um período de descobertas, por isso, inserir hábitos na rotina dos pequenos fica mais simples. O primeiro passo para prolongar a saúde dos dentes é escová-los de forma correta.  

Desde o nascimento dos primeiros dentinhos, é importante que os pais fiquem atentos, pois essa fase coincide com a amamentação e a introdução alimentar. A partir dos seis meses de vida do bebê, que é quando geralmente surgem os primeiros dentes inferiores, a escovação deve ser feita diariamente com escova de cerdas macias de forma delicada, evitando ferimentos na gengiva, e com creme dental com flúor para ativar a prevenção de cáries.

O dr. Victor Hugo Brochado conta como o bom exemplo dos pais nessa época é benéfico a saúde dos filhos. “Geralmente nessa fase da infância as crianças reproduzem o comportamento dos adultos. Ensinar a escovar os dentes juntos, tornar esse momento em algo divertido, cria uma memória afetiva na criança e a torna mais consciente sobre a importância deste hábito de higiene. Ela deve ter a noção que cuidar da saúde da boca é algo primordial”.  

Além das cáries, outro mal causado pela falta de cuidados é a gengivite, ou seja, a inflamação nas gengivas causada por placa bacteriana. O uso do fio dental, pelo menos uma vez ao dia, auxilia na prevenção da doença. “O fio serve para alcançar os resíduos onde as cerdas da escova não chegam. Em dentes mais unidos, devemos ter ainda mais atenção por a dificuldade de higienização ser um pouco maior”, explica dr. Victor.

Todas as etapas dentárias e fases de erupção são importantes e devem ser acompanhadas periodicamente por um especialista. “Há quem pense que não é necessário tratar os dentes de leite, alegando que eles irão cair. Entretanto, dentes doentes causam dor e desconfortos para as crianças e podem afetar a saúde dos dentes permanentes, que já ficam posicionados na mandíbula e no maxilar, aguardando o momento de nascer. Vale lembrar também que, lesões severas pedem por tratamentos mais invasivos, como o canal, até mesmo em dentes de leite. Seguir as orientações e visitar o dentista periodicamente, desde o primeiro ano, garante um sorriso saudável em todos os estágios da vida”, finaliza.   



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES