Cuidados com imunidade das crianças na volta às aulas

Nutrólogo aponta as principais vitaminas e minerais que auxiliam na prevenção de doenças dos pequenos

O isolamento causou alguns distúrbios alimentares nas crianças | Depositphotos
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Depois de muita indefinição, as aulas da garotada voltaram. Não como antes, mas com limites e protocolos de segurança que devem ser seguidos à risca para tentar barrar qualquer tipo de inimigo invisível e, principalmente, a Covid-19. As adaptações nas escolas ajudam na prevenção, mas manter uma boa imunidade também é fundamental em tempos de pandemia.

"Ter boa imunidade não significa estar totalmente imune à ação dos diversos agentes infecciosos existentes. Porém, a baixa imunidade impulsionada por déficit de vitaminas e minerais, principalmente nas crianças, deixa o corpo mais vulnerável a esses micro-organismos, além de dar sensação de cansaço e indisposição", explica o Dr. Daniel Magnoni.

A pandemia obrigou as famílias a fazerem diversas adaptações e as crianças foram as mais impactadas com esse novo momento, pois não entendiam por que não podiam mais sair de casa, brincar, ir à escola ou encontrar os amigos. "O isolamento causou alguns distúrbios alimentares nas crianças, pois a rotina cada vez mais atribulada dos pais acabou atrapalhando a manutenção de uma dieta saudável. Agora, é preciso recuperar esse tempo perdido e iniciar uma dieta rica em alimentos que forneçam as necessidades diárias das principais vitaminas e minerais" acrescenta o nutrólogo.

Depositphotos

É importante ressaltar que os pais e responsáveis devem sempre buscar orientação médica para avaliar regularmente os níveis de nutrição das crianças e, quando necessário e indicado pelo médico, recorrer à suplementação.

Combinar diariamente vitaminas e minerais favorece o funcionamento do sistema imunológico tanto em adultos quanto em crianças, de acordo com as necessidades diárias de cada faixa etária. "Vitaminas D e E, e principalmente a C, e minerais como zinco e selênio devem estar presentes na alimentação", finaliza o nutrólogo.

Selênio - Elemento essencial para o sistema imune, tanto inato quanto adquirido, com papel fundamental no equilíbrio de oxidação-redução e proteção do DNA. Atua como cofator de um grupo de enzimas que contribuem para proteger as células de dano oxidativo. 

Zinco - auxilia no funcionamento do sistema imunológico, pois as células desse sistema contêm enzimas que precisam de zinco para funcionar. Auxilia na cicatrização de ferimentos e fortalecimento de unhas e cabelo. (2)

Vitaminas

C - Solúvel em água, esta vitamina é muito importante na função dos leucócitos, que formam as defesas do organismo, por isso tem o papel de auxiliar com a imunidade e disposição. 

D - Este hormônio foi classificado como vitamina e é sintetizado pela exposição à luz solar. É um importante regulador do sistema imune. 

E - Melhora a resposta imune celular e diminui a produção da prostaglandina E2 em idosos, que favorece infecções. É uma das vitaminas em que a suplementação em concentração acima da recomendada contribui positivamente com a função imune. 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES