Cuidar de animais vira fonte de renda em Teresina

Muita gente já está apostando neste segmento de mercado

Cuidado com os animais | Arquivo Pessoal
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Muita gente ama e cria bichinhos, em sua maioria cães e gatos, mas a correria do dia a dia acaba contribuindo para que os pets fiquem desassistidos. Por causa disso, muitos donos de animais estão tendo que delegar alguns cuidados básicos ou até mesmo de lazer, para outras pessoas. Isso contribui para criar um segmento de mercado com serviços voltados para cuidados com animais.

Com essa demanda crescente em Teresina, algumas pessoas, de olho nessa oportunidade de ganhar dinheiro, estão se especializando em babá de animais, as pet sitting. Quem se propõe a isso, vai até a casa do proprietário do animal, prestar os serviços necessários e cobram por hora, dependendo do tipo de trabalho a ser feito. Mas para desempenhar a função, além de ter um tempo livre, é necessário ter afinidade e amor aos pets.

Arquivo Pessoal

De olho nesse mercado promissor, a psicóloga e babá de animais Teresinha de Sousa Lopes se especializou em prestar esse tipo de serviço, como forma de ganhar uma renda extra. Há três anos ela presta esses serviços em Teresina e diz que o valor cobrado em cada visita depende de critérios como: o número de animais e da espécie, da casa, do local, se o pet precisa tomar medicamentos (Sempre seguindo a orientação do veterinário).

"É um negócio lucrativo e que está crescendo em todo o mundo, mas sinto que ainda é preciso melhorar muito. Não posso dizer que dá para me manter só com esses serviços, mas já é uma renda boa", observa Teresinha Lopes, que tem uma boa clientela em Teresina.

Arquivo Pessoal

Ela conta que cada visita dura, em média, cinquenta minutos, na qual ela realiza as necessidades primárias dos animais, como repor ração, água, limpar bandejas de areia, dentre outras. E as necessidades secundárias que são as de interação, como brincar e levar para passear. Um detalhe é que os brinquedos têm que ser dos animais. Ela não dispõe de brinquedos dela, porque cada animal deve ter seu próprio brinquedo.

Para atuar na área é necessário treinamento

Além de gostar de animais, para entrar nesse mercado, é necessário estar preparado para isso. Existem alguns cursos que ajudam nesta preparação. Teresina Lopes conta que, para se preparar para desempenhar esta função, fez um curso de 'pet sitter' e outro curso de 'análise comportamental de felino', em São Paulo. Ela conta ainda que é necessário estar sempre em busca de informações, se reciclando e se atualizando sobre este mercado.

Arquivo Pessoal

"Quando a pessoa for solicitar esse tipo de serviço, é sempre bom que ela procure saber se a pessoa, babá de animais, tem alguma formação e o histórico de atendimento dela. E claro que quem presta esses serviços deve gostar muito de animais", observa.

No caso de Teresina Lopes, 90% da sua clientela é de gatos. "Aqui em Teresina a demanda de cães é bem maior, mas no meu caso, minha clientela é de quase cem por cento de gatos", explica a psicóloga, acrescentando que os gatos têm alguns pontos interessantes e diferenciados, como por exemplo, o de que alguns gostam de passear e outros não. Já os cães, de modo geral, adoram passear.

Pet hotel também pode ser um bom negócio

O mercado de hotel para animais de estimação também está crescendo em Teresina. Esta pode ser uma boa opção para quem viaja e vai passar muitos dias fora. Na capital, já tem algumas opções de pet hotel e o mercado é promissor.

Pensando nisso, a dona de casa Limauria Moura Macêdo, além de cuidadora de animais, decidiu que quer investir neste segmento. Ela está desenvolvendo um projeto para adequar alguns espaços de sua casa, não só para a instalação de um pet shopping, como também para hospedar animais de pessoas que optem por esse tipo de serviço.

Arquivo Pessoal

"Desde criança que gosto de animais. E com o passar do tempo, vi a necessidade de poder montar um negócio que pode me proporcionar uma renda. Se eu conseguir montar um pet shopping e o hotel, será um sonho realizado e um ganho salarial”, relata Limauria Moura, acrescentando que vez por outra já realiza trabalho de babá de animais. Para se especializar neste ramo, ela conta que já fez estágio no Hospital Veterinário Universitário da universidade Federal do Piauí e atualmente faz curso de auxiliar de veterinário.

"Meu propósito é me especializar em cuidados com os animais, mais especificamente, gatos e cães, para quando montar meu negócio ter um preparo adequado para cuidar melhor dos pets. Quero trabalhar não só pelo dinheiro, mas também como forma de poder ajudar os animais", pontua Limauria Moura, que já resgatou vários animais de rua. Hoje ela tem, em casa, três gatos e três cachorros. 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES