Cultura e turismo de natureza motivaram mais de 60% das viagens

Parceria com IBGE revela dados importantes para conhecer o turismo nacional e contribuir para a retomada do setor

Viagens Brasil | Chico Rasta/MTur
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

(Foto: Chico Rasta)

O Ministério do Turismo e o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgaram os resultados do módulo sobre Turismo da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua - PNAD Contínua. O levantamento, com dados coletados no terceiro trimestre de 2019, teve o objetivo de mapear características das viagens realizadas por brasileiros e também quantificar os fluxos de turistas para as diferentes regiões do país e para o exterior, contribuindo para a criação de políticas públicas assim como a definição de ações e investimentos da Pasta.

A PNAD Contínua – Turismo apurou as características das viagens dos brasileiros, o que permite uma consistente avaliação sobre a demanda turística doméstica. De acordo com metodologia do IBGE, 72,5 milhões de domicílios foram analisados durante o 3º trimestre de 2019 para levantar informações sobre o motivo da viagem, meio de transporte utilizado, o destino da viagem, entre outros. A pesquisa seguiu as recomendações da Organização Mundial do Turismo (OMT), como também da Organização Internacional do Trabalho (OIT).

Por meio dos dados e das informações coletadas, o MTur poderá otimizar a formulação de políticas tendo em vista a melhoria da estruturação turística do País, a promoção dos destinos e qualificação dos serviços turísticos e assim, tornar os destinos ainda mais competitivos. De acordo com o ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, os números revelados pela parceria com o IBGE são fundamentais para conhecer melhor os turistas brasileiros e planejar políticas para fortalecer o setor, especialmente na retomada pós-pandemia.

“O turismo passou oito anos sem esse tipo de levantamento que é primordial para criarmos ações para o setor. Conhecer o perfil do viajante doméstico, e suas preferências, vai nos ajudar muito na retomada do turismo no Brasil e se soma às diversas medidas que já tomamos desde o início da pandemia”, avaliou o ministro.

A pesquisa revela que 96,1% das viagens realizadas no período da pesquisa foi para destinos nacionais Brasil e 3,9% visitaram o exterior. No caso das viagens pessoais, os motivos variaram bastante: 36,1% visitaram parentes ou amigos, 31,5% viajaram a lazer, 17,5% para tratamento de saúde e bem-estar, 3,8% para compras pessoais, 3% para evento familiar ou de amigos e 2,9% religião ou peregrinação, entre outros. Nas viagens de lazer, os brasileiros rodaram pelo País no período motivados por sol e praia (34,3%), cultura (27,2%) e natureza, ecoturismo ou aventura (25,6%).

Os deslocamentos foram, em sua maioria, por carro particular ou da empresa (46,6%), seguidos de ônibus de linha (16%), avião (15,3%), ônibus de excursão, fretado ou turismo (7,1%), van (4,1%) e motocicleta (2,1%), entre outros. A pesquisa revelou também onde o turista brasileiro se hospedou. A opção casa de amigo ou parente (47,3%) aparece como a mais citada, seguida de hotel ou flat (17,3%), pousada (4,8%), imóvel próprio (2,8%), entre outros.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES