Cultura: educadores de escolas participarão da oficina “Teatro para Bebês”

O Grupo Sobrevento, de São Paulo, é quem vai ministrar as oficinas e também espetáculos gratuitos voltados para bebês de 6 meses a 3 anos de idade, o que acontecerá pela primeira vez no Piauí.

Divulgação | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Educadores de 28 Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) que são vinculados à Secretaria Municipal de Educação de Teresina (Semec) se inscreveram e participarão de forma gratuita da Oficina de Teatro para Bebês, destinada a educadores, artistas e pesquisadores, no dia 12 de agosto, das 16h30 às 19h30, e no dia 13 de agosto, das 14h às 17h, no Espaço Cultural Trilhos, que fica na Avenida Miguel Rosa, 3017, centro de Teresina. 

A ideia é promover um intercâmbio com educadores locais, escolas e universidades de teatro, estabelecendo um espaço para discussão de processos de criação e de produção, tentando estimular a criação de espetáculos voltados para a Primeira Infância – praticamente inexistentes na atualidade. 

O Grupo Sobrevento, de São Paulo, é quem vai ministrar as oficinas e também espetáculos gratuitos voltados para bebês de 6 meses a 3 anos de idade, o que acontecerá pela primeira vez no Piauí.

O Grupo Sobrevento, que já se apresentou em diversos países com apresentações variadas. (Foto: Divulgação O Grupo Sobrevento é considerado, internacionalmente, um dos maiores expoentes brasileiros do Teatro de Animação. A programação do espetáculo “Meu jardim” será direcionado a bebês, com entrada franca, no dia 12 de agosto, sexta, às 9h e às 15h (para educadores e alunos de creches públicas), e nos dias 13 e 14 de agosto, sábado e domingo, às 10h, para o público familiar, no Teatro Estação, que fica no Espaço Cultural Trilhos.

Por meio das oficinas, o Sobrevento pretende difundir uma prática pioneira que realiza há mais de uma década – a construção de uma arte para a primeiríssima infância. Em um intercâmbio com artistas e educadores, o grupo quer discutir as ideias e o pensamento que embasam os princípios do Teatro para Bebês, expondo suas possibilidades e limitações e estimulando a criação de espetáculos voltados para esse público. 

Leia Mais

Sobrevento pretende difundir uma prática que é a construção de uma arte para a primeiríssima infância. (Foto: Divulgação)

A linguagem ainda é pouco conhecida e o Sobrevento é uma das raras companhias que teve contato com ela pelas mãos dos maiores expoentes do gênero no mundo. Será abordado o seu processo de criação e as particularidades da construção de uma dramaturgia voltada para a primeira infância, que busca estabelecer uma comunicação poética, e não didática, com este público. 

Também se discutirá como amparar uma apresentação para bebês – a interlocução com programadores, pais e professores – e a necessidade de monitores que acompanhem as apresentações para orientar os pais e como preparar os monitores para esta função.

O Grupo Sobrevento, que já se apresentou em diversos países com apresentações variadas, criou dois espetáculos inéditos destinados à primeira infância, tomando diferentes pontos de partida, seguindo diferentes processos, com vistas a alcançar resultados diferentes que constituíram experiências bem particulares na comunicação com o público de 6 meses a 3 anos de idade. 

Também se discutirá como amparar uma apresentação para bebês. (Foto: Divulgação)



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES