Educadores de 28 Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) que são vinculados à Secretaria Municipal de Educação de Teresina (Semec) se inscreveram e participarão de forma gratuita da Oficina de Teatro para Bebês, destinada a educadores, artistas e pesquisadores, no dia 12 de agosto, das 16h30 às 19h30, e no dia 13 de agosto, das 14h às 17h, no Espaço Cultural Trilhos, que fica na Avenida Miguel Rosa, 3017, centro de Teresina. 

A ideia é promover um intercâmbio com educadores locais, escolas e universidades de teatro, estabelecendo um espaço para discussão de processos de criação e de produção, tentando estimular a criação de espetáculos voltados para a Primeira Infância – praticamente inexistentes na atualidade. 

O Grupo Sobrevento, de São Paulo, é quem vai ministrar as oficinas e também espetáculos gratuitos voltados para bebês de 6 meses a 3 anos de idade, o que acontecerá pela primeira vez no Piauí.

O Grupo Sobrevento, que já se apresentou em diversos países com apresentações variadas. (Foto: DivulgaçãoO Grupo Sobrevento, que já se apresentou em diversos países com apresentações variadas. (Foto: Divulgação O Grupo Sobrevento é considerado, internacionalmente, um dos maiores expoentes brasileiros do Teatro de Animação. A programação do espetáculo “Meu jardim” será direcionado a bebês, com entrada franca, no dia 12 de agosto, sexta, às 9h e às 15h (para educadores e alunos de creches públicas), e nos dias 13 e 14 de agosto, sábado e domingo, às 10h, para o público familiar, no Teatro Estação, que fica no Espaço Cultural Trilhos.

Por meio das oficinas, o Sobrevento pretende difundir uma prática pioneira que realiza há mais de uma década – a construção de uma arte para a primeiríssima infância. Em um intercâmbio com artistas e educadores, o grupo quer discutir as ideias e o pensamento que embasam os princípios do Teatro para Bebês, expondo suas possibilidades e limitações e estimulando a criação de espetáculos voltados para esse público. 

Sobrevento pretende difundir uma prática que é a construção de uma arte para a primeiríssima infância. (Foto: Divulgação)Sobrevento pretende difundir uma prática que é a construção de uma arte para a primeiríssima infância. (Foto: Divulgação)

A linguagem ainda é pouco conhecida e o Sobrevento é uma das raras companhias que teve contato com ela pelas mãos dos maiores expoentes do gênero no mundo. Será abordado o seu processo de criação e as particularidades da construção de uma dramaturgia voltada para a primeira infância, que busca estabelecer uma comunicação poética, e não didática, com este público. 

Também se discutirá como amparar uma apresentação para bebês – a interlocução com programadores, pais e professores – e a necessidade de monitores que acompanhem as apresentações para orientar os pais e como preparar os monitores para esta função.

O Grupo Sobrevento, que já se apresentou em diversos países com apresentações variadas, criou dois espetáculos inéditos destinados à primeira infância, tomando diferentes pontos de partida, seguindo diferentes processos, com vistas a alcançar resultados diferentes que constituíram experiências bem particulares na comunicação com o público de 6 meses a 3 anos de idade. 

Também se discutirá como amparar uma apresentação para bebês. (Foto: Divulgação)Também se discutirá como amparar uma apresentação para bebês. (Foto: Divulgação)