Curso de formação para agentes e soldados da PM começa em janeiro

No caso dos agentes, 150 aprovados serão chamados.

O governador Wellington Dias, confirmou na tarde dessa quinta-feira (29), o início dos cursos de formação dos novos agentes penitenciários e soldados da polícia militar do Piauí. As aulas começarão dia 3 de janeiro de 2018. No caso dos agentes, 150 aprovados serão chamados para a academia.

“Temos a necessidade de repor agentes penitenciários e ao mesmo tempo garantir as condições de funcionamento do novo presídio que deve ser inaugurado por volta de maio ou junho do próximo ano, que é a Cadeia Pública de Altos. Temos em andamento a construção de duas outras unidades que ensejará o chamamento desses que estão no cadastro de reserva” pontuou o governador.

O curso de agente penitenciário tem duração média de 4 meses. A intenção declarada pelo governador é nomear 75 aprovados logo após a conclusão. Os outros 75 seriam chamados após a conclusão da Cadeia Pública de Altos, cujas obras estão em andamento, com 40% executadas.

“A equipe financeira do governo do estado está concluindo os estudos para a aprovação final do governador. A nomeação dependerá do equilíbrio financeiro do estado, mas há um compromisso de logo garantir que isso aconteça, junto com obras em andamento” ressaltou Daniel Oliveira, secretário de Justiça.

Em relação à PM, serão convocados 331 aprovados no último concurso para soldado, além de 36 candidatos respaldados por ordens judiciais. O curso de formação dura entre 5 e 6 meses e será distribuídos em três centros, nas cidades de Teresina, Parnaíba e Picos.

“É a última etapa na formação dos policiais militares, que já superaram as outras fases. No segundo semestre de 2018 devemos ter esse efetivo à disposição da segurança do nosso estado” disse o secretário de Segurança, Fábio Abreu.

Na mesma audiência o governador Wellington Dias autorizou a promoção 12 delegados, 48 agentes, 16 escrivães e 33 peritos da Polícia Civil.

Participaram da reunião no Palácio de Karnak, o secretário de Justiça, Daniel Oliveira; o subsecretário de Justiça, Carlos Edilson; o subcomandante da Polícia Militar, Cel. Lindomar Castilho; o assistente do comando-geral da PM, Tenente-Coronel Soares; o secretário de Governo, Merlong Solano; o secretário de Administração, Franzé Silva; o secretário de Segurança, Fábio Abreu e o deputado estadual Dr. Hélio.


Fonte: Ascom
logomarca do portal meionorte..com