Curso de tecnologia oferecido pela Piauí Conectado garante empregabilidade

O curso de Introdução às Redes, oferecido pela EduCisco, capacita profissionais para a área de tecnologia da informação.

Formandos do curso da Cisco oferecido pelo Piauí Conectado | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Muitos países, como o Canadá, estão importando profissionais da área de tecnologia da informação. No Brasil e Piauí, a realidade não é diferente. A busca por profissionais capacitados para soluções tecnológicas é grande em nível globalizado, e Cristiane Ribeiro, de 18 anos, está de olho nessas oportunidades

A jovem acabou de sair do ensino médio, onde concluiu os estudos técnicos em Desenvolvimento de Sistemas no Centro Estadual de Educação Profissional (Ceep) Paulo Ferraz. Mirando na profissão que tanto almeja, a Computação, ela foi uma dos 48 concludentes do curso de Introdução às Redes oferecido pela plataforma EduCisco, com logística da Piauí Conectado, uma parceria público-privada da Superintendência de Parcerias e Concessões do Piauí (Suparc-PI)

Cristiane Ribeiro é formanda do curso de formação oferecido pela Piauí Conectado. Crédito: Divulgação.

Na tarde desta sexta-feira (25) foi realizada a formatura de alunos do curso de formação na SPE do Piauí Conectado e em transmissão ao vivo. “Como quero seguir mesmo na área, pois quero cursar Ciências da Computação, este material foi excelente. Abriu novas perspectivas e pude desmistificar muita coisa. O curso realmente agrega muito e estou contente em ter terminado. Tive problemas com meu notebook, então fiz o curso inteiro pelo celular. Foi trabalhoso, mas valeu”, reconhece Cristiane, que atua como estagiária na SPE. 

Curso garantiu promoção e aumento de salário para aluno

Para quem já está no mercado de trabalho, o curso abriu oportunidades. É o caso de Adriano Soares, que é analista de uma empresa paulista. “Sou analista N2 e graças a Deus tive a situação de estar voltado para esse trabalho da Piauí Conectado. Finalizei o curso agora, recebi meu certificado. Devido a essa condição, consegui aumento de salário e formação melhor. Estou no mercado de trabalho e só tenho a agradecer a esse projeto”, conta. 

48 alunos formaram em Introdução às Redes. Crédito: Divulgação.

Mulheres no comando

Valkiria Costa mostra que o mercado está sendo dominado pelo interesse em capacitação das mulheres. Já trabalhando na área de cibersegurança em Brasília, ela usufruiu do curso oferecido pela Piauí Conectado para conhecer mais sobre proteção de sistemas e ativos de TI. 

“Isso exige um conhecimento abrangente das áreas da tecnologia. Participar do curso foi, para mim, uma oportunidade de aprender, atualizar e reciclar técnicas. No curso CCNA1 vimos assuntos aprofundados sobre tecnologia de redes de computadores e tivemos a oportunidade de realizar as práticas no laboratório virtual Packet Tracer, o que proporcionou entender na prática o que foi visto na teoria”, aponta a formanda. 

Ela reforça que as mulheres estão conquistando o mercado. “Na minha experiência de trabalho, não encontrei dificuldades, acredito que a cibersegurança é apenas mais uma área que a mulher está conquistando. Seja na programação, segurança, redes, cabista. Acredito que não existe obstáculo quando se tem o conhecimento e trabalha no que gosta, então me sinto realizada na área que escolhi, a de TI”, acrescenta Valkiria. 

Valkiria trabalha com cibersegurança em Brasília. Crédito: divulgação.

"Projeto transformador", aponta SPE do Piauí Conectado

Viviane Moraes Moura, superintendente de PPP Piauí, participou virtualmente da formatura, e parabenizou os formandos do curso da Cisco Networking Academy Builds. “Pessoas preparadas para um mundo cada vez mais digital e conectado é muito necessário. Esses profissionais merecem nosso respeito e empenho para que possam entregar ainda mais resultado à sociedade”, considera. 

Viviane Moraes Moura participou da formatura virtualmente. Crédito: divulgação.

Emerson Silva, superintendente da Piauí Conectado, afirma que o projeto engrandece os formandos. “Eles são privilegiados por participar do curso. Desejo muito sucesso a todos que concluíram. Agora a ideia é que eles possam ser semeadores desse projeto transformador”, analisa. 

O diretor-presidente da empresa controladora da SPE Piauí Conectado, Edson Luiz Ribeiro, também prestigiou a formatura. “O que os formandos fizeram este ano foi fantástico. Isso é fruto de muito trabalho e esforço para que possamos alcançar bons resultados”, finaliza.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES