Curso ensina como utilizar alimentação saudável nas escolas

Curso ensina como utilizar alimentação saudável nas escolas

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Hoje (14), acontece no Centro de Forma??o Professor Odilon Nunes, o curso sobre alimenta??o saud?vel para nutricionistas e estagi?rios de Nutri??o da Secretaria Municipal de Educa??o e Cultura ? SEMEC, al?m de manipuladores de alimentos de escolas da Rede Municipal de Ensino. Trata-se de uma capacita??o do Programa de Educa??o Nutricional Nutrir, feita por consultores da Funda??o Nestl?. Teresina foi uma das dez cidades nordestinas escolhidas pela Funda??o para amplia??o do programa.

A equipe respons?vel pelo curso ? formada pela nutricionista Gabriela Raggio, a educadora Rosana Padial e a culinarista e t?cnica em nutri??o Ana Maria D??ngelo. Eles trabalham conceitos b?sicos de nutri??o, como avalia??o nutricional dos alunos, atrav?s da mensura??o do peso e altura, o que permite diagnosticar a situa??o das crian?as atendidas nas escolas. Com a culinarista, os profissionais da SEMEC far?o testes alimentares, que poder?o ser introduzidos na merenda escolar.

"Estamos socializando informa?es sobre alimenta??o saud?vel, itens de baixo custo da merenda, aproveitamento integral dos alimentos, tudo com um toque l?dico. Nossas capacita?es visam informar os alunos sobre a alimenta??o saud?vel, em meio a brincadeiras, para melhorar a motiva??o das crian?as a exercerem o h?bito de comer bem", explica Gabriela Raggio.

O programa Nutrir atua na preven??o da desnutri??o e obesidade em crian?as de 5 a 14 anos de idade, em situa??o socioecon?mica desfavor?vel. Ele ? um dos principais programas sociais da Nestl?. Em 2005, atendeu a 92.500 crian?as e jovens. O projeto tamb?m objetiva o desenvolvimento comunit?rio, promover h?bitos alimentares saud?veis e estimular a gera??o de renda com foco na alimenta??o.

Na etapa de amanh?, os cursistas ter?o aula pr?tica no Centro de Educa??o Comunit?ria Eur?pedes de Aguiar, onde ser?o feitas algumas receitas populares. Gabrila explica que os participantes se tornar?o multiplicadores. "Queremos motivar o desenvolvimento comunit?rio e estimular a gera??o de renda com foco na alimenta??o. Estaremos formando um grupo menor para que este possa multiplicar as a?es do programa em outras escolas e, se necess?rio, viremos outras vezes a Teresina para dar suporte ao grupo", esclarece.

Segundo Madalena Leal, gerente de Apoio ao Educando da SEMEC, o programa ? importante porque capacita pessoas que lidam diretamente com a merenda escolar das crian?as. "Este curso ? uma forma de aprimorar as habilidades de nossas merendeiras e nutricionistas, otimizando a utiliza??o dos alimentos e evitando desperd?cios. Al?m disso, ? uma forma de melhorar qualidade da merenda que ? oferecida ?s crian?as", observa.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES