Dançar é ótimo para aliviar os sintomas da endometriose

Dor atinge 90% das mulheres com o diagnóstico

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Dor pélvica crônica, baixa autoestima, infertilidade, ansiedade e estresse. Estes são apenas alguns dos sintomas e condições ligados à endometriose, doença crônica, que afeta 1 em cada 10 mulheres em idade fértil.

Segundo pesquisa realizada pelo ginecologista Dr. Edvaldo Cavalcante, em parceria com o Grupo de Apoio às Portadoras de Endometriose e Infertilidade (Gapendi), cerca de 90% das mulheres com o diagnóstico de endometriose sentem dor, em algum momento durante o mês.

Mais da metade das 3 mil entrevistadas relatam estresse, ansiedade e 34% receberam diagnóstico de depressão. De acordo com Dr. Edvaldo, por ser uma doença crônica, a endometriose exige que a mulher adote uma série de estratégias que possam contribuir para melhorar a qualidade de vida e que a ajudem a lidar de uma forma mais positiva com a condição.

Dança: uma estratégia de enfrentamento

De acordo com a psicóloga Fátima Bortoletti, a dança é uma das melhores atividades físicas para quem sofre com a endometriose. “Dançar conecta o corpo, as emoções e o cérebro. Isso porque a dança envolve a música, que ativa uma série de conexões neurais. Essas, por sua vez, fazem conexão com a parte motora do corpo. Todo esse processo estimula a liberação de hormônios, como a dopamina e a ocitocina, que geram sensação de prazer e bem-estar”, explica Fátima.

“O que nem todo mundo sabe é que os hormônios que a dança ajuda a liberar são mais fortes do que àqueles ligados ao mecanismo da dor. Como a dor é uma queixa muito prevalente nas mulheres com endometriose, dançar ajudar a aliviar este sintoma, além de contribuir para a redução da ansiedade e do estresse”, ressalta a psicóloga.

Autoestima e interação social ajudam pacientes

Como a pesquisa mostrou, a autoestima é o aspecto mais afetado pela endometriose. Além disso, 84% das mulheres entrevistadas citaram que deixam de realizar uma série de atividades por conta da doença, como por exemplo, sair com os amigos ou com o parceiro.

“A dança, além de todos os benefícios já citados, também é uma atividade que promove a interação social. Muitas mulheres acabam se isolando socialmente, como mostrou a pesquisa. Este isolamento pode piorar os sintomas depressivos ou ansiosos. Portanto, dançar pode ser uma ótima estratégia para lidar com a endometriose de uma forma mais positiva”, reforça Fátima.

Segundo a psicóloga, a mulher deve procurar o estilo de dança quem mais combina com seu perfil. “A dança de salão é ótima, porque promove a interação social. Mas o que importa mesmo é dançar, seja na sala de casa, em uma casa noturna ou em uma academia”.

Outros recursos. Entretanto, a dança é apenas um dos recursos que podem melhorar a qualidade de vida da mulher com o diagnóstico da endometriose. “A dança é excelente, mas é importante que a mulher também pratique a meditação terapêutica em conjunto com a dança, além de outras intervenções”, cita Fátima.

Outro ponto importante é que mulheres com endometriose podem procurar profissionais especialistas em psiconeuroendocrinoimunologia, uma ciência interdisciplinar que estuda a ligação entre a mente, o comportamento e os sistemas imunológico e endócrino.

“Os pensamentos e as emoções afetam a resposta imunológica do corpo, o que impacta na saúde física. Para lidar com doenças crônicas é preciso prestar muita atenção às emoções e atitudes, pois elas afetam toda a bioquímica do organismo. Para a endometriose isso é fundamental, já que é uma doença ligada tanto aos hormônios, quanto ao sistema imunológico. Assim, todos recursos que melhoram ou equilibram essa bioquímica são benéficos para mulheres com endometriose”, finaliza Fátima.

Conheça a endometriose e seus sintomas

A endometriose é uma doença complicada que afeta cerca de 10% de pessoas com útero e em idade fértil. É daquelas doenças que muitas vezes há demora no diagnóstico, em que são feitos tratamentos ineficazes e a falta de informação complicam a vida de quem tem a condição.

Outro ponto importante é que a doença tem impacto socioeconômico e na qualidade de vida da mulher, sendo gastos no Brasil em torno de 10,4 milhões reais por ano com a doença .

Tendo você um útero ou não, é importante conhecer mais sobre a doença, que tem impacto sobre a fertilidade. Preparamos algumas perguntas-e-respostas que podem ajudar a esclarecer o tema.

A cólica é apenas um dos sintomas da endometriose, embora que algumas pessoas não tenham qualquer dor, muitas mulheres com endometriose tem cólicas intensas antes, durante e depois da menstruação. A endometriose é uma condição em que um tecido parecido com o endométrio (camada de revestimento interno do útero), é encontrado fora do útero. Esse tecido “deslocado” induz uma resposta inflamatória que pode resultar em dores intensas e cicatrizes. Além das cólicas, a endometriose pode causar dor para urinar, dor pélvica crônica, dor nas costas, nas pernas e nos ombros. Em alguns casos, a dor pode ser tão intensa que impede as atividades diárias como sentar e caminhar.

A endometriose é umas das doenças ginecológicas das mais comuns, afetando aproximadamente 176 milhões de pessoas no mundo. Como algumas pessoas não apresentam sintomas, o diagnóstico pode ser complexo, sendo necessário cirurgia para confirmação. Outras pessoas podem ter sintomas por anos e visitar vários médicos antes de serem diagnosticadas .



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES