Defensoria consegue UTI aérea para bebê de 04 meses realizar cirurgia

Cirurgia cardíaca foi realizada em Recife (PE)

Defensoria Pública do Estado do Piauí | Div
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Defensoria Pública do Estado do Piauí conseguiu, por meio de seu Núcleo Especializado da Saúde, que conta com a atuação do defensor público João Castelo Branco Vasconcelos Neto, que o Estado do Piauí transferisse, em UTI Aérea, o bebê B.C.C.A., de 04 meses de nascido, para Recife, no Estado de Pernambuco, onde será submetido a cirurgia cardíaca de urgência, necessária para  correção de cardiopatia congênita. A ação foi protocolada na manhã da última quinta-feira (27), com decisão liminar favorável ao pedido do assistido ainda no mesmo dia, tendo o bebê viajado na manhã de sexta-feira (28), acompanhada de sua mãe, A. C.A., para realização do procedimento em unidade hospitalar especializada.

Segundo o defensor público João Vasconcelos Neto, conforme indicação médica, fazia-se necessária a realização do procedimento na cidade de Recife. A cirurgia não é realizada em Teresina, nem na rede pública e nem na privada. Por isso, foi o paciente inserido imediatamente no programa de Tratamento Fora do Domicílio (TFD), obtendo resposta positiva do Real Hospital Português de Beneficência – RHP, localizado na cidade de Recife, que confirmou admissão, destacando, contudo, que a vaga só poderia ser assegurada até o dia 29 de agosto de 2020.

Defensor Público João Castelo Branco Neto 

Em sua decisão, o juiz da 1ª Vara dos feitos da Fazenda Pública de Teresina, Anderson Antônio Brito Nogueira, considerou os argumentos da Defensoria e deferiu o pedido.

João Vasconcelos Neto destaca a celeridade do resultado pretendido e a possibilidade de recuperação da saúde do bebê. “Podemos afirmar que a Defensoria Pública salva mais uma vida. Isso é resultado da dedicação, sensibilidade e muito esforço do grupo de trabalho que compõe nosso Núcleo Especializado da Saúde. Vale ressaltar a presteza no atendimento do assistido e na mobilização de toda a equipe para conseguir, com a urgência que o caso merecia, a decisão judicial favorável”, destaca o defensor público.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES