Defensoria contemplada com selo “Teresina Território Livre de LGBTQIfobia”

Iniciativa do Grupo Matizes, o selo foi criado pela Lei Nº 5.791/2022 para reconhecer instituições que prezam pela diversidade na formação de suas equipes

Defensoria contemplada com selo “Teresina Território Livre de LGBTQIfobia” | Ascom
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Defensoria Pública do Estado do Piauí recebeu, na última quarta-feira (23), do Grupo Matizes, o selo “Teresina Território Livre de LGBTQIfobia”, destinado a estabelecimentos e instituições públicas, privadas e de uso coletivo, que adotam posicionamento contrário às práticas discriminatórias e preconceituosas contra as cidadãs e cidadãos LGBTQI+. A Defensoria Pública é a primeira Instituição a ser agraciada com o selo. A entrega ocorreu no auditório Esperança Garcia, no edifício-sede da instituição.

Iniciativa do Grupo Matizes, o selo “Teresina Território Livre da LGBTQI+fobia” foi criado pela Lei Nº 5.791/2022 para reconhecer empresas que prezam pela diversidade na formação de suas equipes, contribuindo para a empregabilidade de pessoas LGBTQIA+ no mercado de trabalho.

A proposta foi sugerida para a vereadora Pollyanna Rocha (PV), que apresentou o Projeto de Lei na Câmara Municipal. O projeto foi aprovado na Casa Legislativa e, em seguida, sancionado pelo prefeito Dr. Pessoa, em agosto de 2022.

A coordenadora do Grupo Matizes, Marinalva Santana, explica que a Lei faculta às Organizações da sociedade civil a difusão e distribuição do selo e destaca o motivo da escolha da Defensoria Pública. “Escolhemos a Defensoria pelas inúmeras ações que desenvolve na promoção dos direitos, não só de LGBTQI+, mas também de pessoas quilombolas, das mulheres, crianças e adolescentes, pessoas idosas. Enfim, pela larga prestação de serviços que a Defensoria tem na prestação de serviços e na promoção dos direitos humanos em nosso estado. Então, o Matizes, com muita alegria, muita satisfação, faz a primeira entrega do selo para a Defensoria Pública. É uma forma de reconhecimento pela brilhante atuação da instituição em nosso estado”, disse.

O defensor público geral, Erisvaldo Marques, agradeceu em nome da Defensoria Pública. “Nos sentimos muito honrados. Ser a primeira Instituição a receber o selo muito nos orgulha e estimula a trabalharmos cada vez mais na defesa dos direitos das pessoas em situação de vulnerabilidade ”, afirmou.

Defensoria contemplada com selo “Teresina Território Livre de LGBTQIfobia” - Foto: Ascom

A entrega do selo contou com a presença da subdefensora pública geral, Carla Yáscar Bento Feitosa Belchior; das defensoras públicas: Sheila de Andrade Ferreira (diretora Cível) e Patrícia Ferreira Monte Feitosa (diretora de Primeiro Atendimento e coordenadora do projeto Meu Nome Meu Orgulho); do ouvidor-geral da Defensoria, Djan Moreira; além de integrantes do Grupo Matizes.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES