Você precisa verificar a sua conta, acesse o seu e-mail

mais
URGENTE
Acidente em aeroporto de Teresina causa confusão em voôs para todo o país
Baixe o nosso APLICATIVO
ESCOLHA A LOJA ABAIXO: Google Play AppStore

Defensoria e Tribunal de justiça querem banho de sol para todos os presidiários

. Em alguns presídios e cadeias há a explicação de que não há espaço.

Defensoria e Tribunal de justiça querem banho de sol para todos os presidiários
Defensoria e Tribunal de justiça querem banho de sol para presidiários | Reprodução
Compartilhe

A Defensoria Pública e o Tribunal de Justiça do Piauí irão solicitar à Secretaria Estadual de Justiça que garanta o banho de sol diários para todos os presos das penitenciárias do Estado. O direito a banho de sol diário das pessoas presas nos pavilhões de medida preventiva de segurança pessoal e disciplinar está sendo solicitado à Secretaria Estadual de Justiça. Em alguns presídios e cadeias há a explicação de que não há espaço. A legislação prevê a garantia de ao menos duas horas de banho de sol, conforme o artigo 52 da Lei 7.210/84, inciso IV?.

O direito também é assegurado tanto pela Declaração Universal dos Direitos Humanos, quanto pelo Pacto Internacional sobre Direitos Civis e Políticos e pela Convenção Americana de Direitos Humanos (Pacto de San José da Costa Rica), bem como pelas regras mínimas para o tratamento de presos das Nações Unidas.

A Constituição da República, em seu artigo 5º, inciso XLIX, dispõe que ?é assegurado aos presos o respeito à integridade física e moral? e, no inciso XLVII do mesmo artigo, letra ?e?, prevê que ?não haverá penas cruéis?. Afirma, ainda, que a proibição de banho de sol e a manutenção de presos em cela escura ?constituem evidente tratamento cruel e desumano, bem como uma punição física que pode levar à morte?.

Pelo menos 16 doenças e complicações que decorrem da ausência de contato regular com a luz solar, entre elas a osteoporose, artrite reumatoide, cáries, perda óssea e de massa muscular, câncer de intestino, esclerose múltipla, depressão e agravamento de quadros psiquiátricos.

O corregedor-geral de Justiça do Piauí, desembargador Antonio Paes Landim Filho, está procurando no resto do país para garantir o respeito aos direitos dos presos e buscando novas experiências.

Ele, seus assessores, diretores da Secretaria Estadual de Justiça e representante da Pastoral Carcerária visitam a Central de Inquérito de Vitória (ES) e Unidade da APAC de Itaúna (MG).

O desembargador Francisco Antonio Paes Landim Filho, após o encerramento do Mutirão Carcerário, foi convidado pelo juiz auxiliar do CNJ (Conselho Nacional de Justiça) Marcelo Loureiro para conhecer o funcionamento da central de inquéritos da capital de Vitória-ES, pois este juiz é titular daquela unidade que está em funcionamento há mais de quatro anos, cujo objetivo foi o de compartilhar experiências.

Na ocasião, estiveram presentes os juízes designados para a Central de Inquéritos, Zilnar e Carlos Hamilton , os quais acompanharam todo o processamento das atividades, desde o recebimento do inquérito até o envio final para as varas criminais competentes.

As informações também foram acompanhadas pelos juízes auxiliares da Corregedoria-Geral de Justiça, Raimundo José, e . Lisabete M. Marchetti, assim como pela diretora-geral da Corregedoria, Nubia Fontinele. Os representantes da Secretaria Estadual de Justiça, capitão Wilson e . Rosângela, e Osmar, da Pastoral Carcerária participaram da visita.

Todos foram recebidos pelo Corregedor-Geral da Justiça do Espírito Santo, desembargador . Carlos Henrique Rios do Amaral, o qual demonstrou em vídeo como procedem a correição virtual em todas as comarcas daquele Estado, fato este que facilita o acompanhamento e a fiscalização das unidades judiciárias.

As orientações foram repassadas pela juíza auxiliar da Corregedoria, Marlucia Ferraz Moulin, a qual ressaltou que a corregedoria age preventivamente auxiliando os juízes em sua dificuldades e apontando soluções, ressaltando que punições são atos que adotam como última solução, somente em casos extremos.


Tópicos
Compartilhe
Não venda minhas informações pessoais

Central do usuário

Login pelas Redes Sociais

Nunca postaremos nada em seu nome


Login por e-mail

Use sua conta cadastrada por e-mail

Não tem conta no meionorte.com?

Cadastre-se

Podcast

Selecione seus podcasts

atualizar