Defensoria Pública do Piauí espera por “Van de Direitos” há mais de um ano

A “Van de Direitos” é fruto de uma emenda parlamentar do deputado federal Fábio Abreu (PL)

Erivaldo Marques e Fábio Abreu tratam sobre a "Van de Direitos" | div
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Defensoria Pública do Estado do PiauÍ aguarda, há um ano, receber uma  "Van de Direitos", fruto de uma emenda parlamentar do deputado federal Fábio Abreu (PL). Nesta segunda-feira  (21),  o defensor público geral do estado do Piauí, Erivaldo Marques,  recebeu o parlamentar para tratar sobre o assunto. 

O veículo está  pronto desde janeiro de 2020, contudo, até o momento o Ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos, que é o responsável pela equipagem e entrega do veículo, não se manifestou quanto ao procedimento.

Erivaldo Marques e Fábio Abreu tratam sobre a "Van de Direitos"

O deputado Fábio Abreu lamenta a burocracia.  "São pequenos detalhes que estão dificultando, daí a importância dessa conversa para que possamos, junto ao Ministério da Mulher, ter a autorização para uso do transporte que é  tão importante para a Defensoria, vamos inclusive  pleitear uma audiência junto ao Ministério, com a presença do nosso defensor-geral”, ressaltou o deputado Fábio Abreu.

O defensor público geral, Erisvaldo Marques, destaca a importância da Van de Direitos para a Defensoria. “Sem dúvidas os nossos assistidos serão os maiores beneficiados com a aquisição da Van de Direitos, que irá possibilitar o acesso à Defensoria em vários pontos tanto da capital quanto do interior do Piauí, facilitando o acesso das pessoas à Instituição, que é exatamente o que temos buscado desde o início da nossa gestão, levar a Defensoria até as comunidades", destaca o defensor. 

APELO

 "Agradecemos ao deputado Fábio Abreu, pela sensibilidade em compreender o quanto se faz necessária a destinação de emendas para o desenvolvimento de projetos dessa natureza, que proporcionam às comunidades, especialmente aquelas com alto índice de vulnerabilidade social,  o acesso à cidadania e à Justiça. Estamos prontos para, junto ao deputado, recorrermos ao Ministério para que se sensibilize e possa efetivamente fazer a entrega da Van de Direitos à Defensoria Pública do Piauí”, afirmou o defensor-geral. 

VAN DE DIREITOS 

A Van de Direitos, ou Van da Cidadania, é um veículo personalizado, adaptado na forma de um escritório completo, que tem a finalidade levar cidadania às populações mais vulneráveis, como crianças, adolescentes, pessoas em situação de rua, público LGBTQIA+, pessoas idosas e com deficiência, comunidades indígenas, quilombolas e tradicionais, refugiados, imigrantes e outros grupos vulnerabilizados. 

Pela emenda parlamentar, denominada Emenda da Cidadania, foram empregados recursos no montante de R$ 300 mil, utilizados na equipagem do veículo, cujo projeto prevê um escritório capaz de oferecer às populações alcançadas os serviços propostos em sua totalidade. 

Também foram contempladas com a indicação pela Emenda da Cidadania, as Defensorias Estaduais de Rondônia, Mato Grosso do Sul, Paraíba, Paraná, Rio Grande do Norte, Santa Catarina, Mato Grosso e São Paulo, a partir da iniciativa de Deputados Federais representantes dos respectivos Estados.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES