Defensoria sedia Encontro Nacional de Ouvidorias das Defensorias Públicas

Estarão presentes dez ouvidores e ouvidoras das Defensorias Públicas

Defensoria Pública do Piauí sedia evento nacional de ouvidorias | div
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Inicia nesta quarta-feira, 1º de dezembro, na sede da Defensoria Pública do Estado do Piauí, na Rua Nogueira Tapety , 138, Bairro Noivos, em Teresina, a 5ª Reunião Ordinária do Conselho Nacional de Ouvidorias de Defensorias Públicas, promovida pelo Conselho Nacional de Ouvidorias de Defensorias Públicas do Brasil. 

A abertura do evento conta  com a apresentação do Grupo de Cultura Ijexá, e acontecerá no Auditório Esperança Garcia, sendo precedida pela inauguração da sala da Ouvidoria-Geral da DPE-PI. Estarão presentes dez ouvidores e ouvidoras das Defensorias Públicas, representando as Defensorias Públicas do Acre, Bahia, Distrito Federal, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Paraná, Rio de Janeiro, Rondônia e São Paulo. Participarão do evento na modalidade virtual as Ouvidoras das Defensorias Públicas do Ceará, Paraíba e Rio Grande do Sul. A recepção será do ouvidor-geral da Defensoria Pública do Piauí, Djan Moreira.

Encontro Nacional de Ouvidorias das Defensorias Públicas é realizado no Piauí 

Durante três dias os representantes das Ouvidorias discutirão temas pertinentes a sua atuação dentro das Defensorias Públicas, também acontecerão visitas a comunidades carentes, entidades e instituições ligadas às causas sociais.

Entre as palestras realizadas estão “Ouvidoria Externa como espaço de Controle Social e Participação: Uma conquista do Movimento Social”, apresentada pela professora de Ciência Política da USP, Maria Tereza Sadek, e Ouvidoria Externa como espaço de Controle Social e Participação: Uma conquista do Movimento Social”, que será ministrada pelo ouvidor-geral externo da Defensoria Pública do Estado de São Paulo e presidente do CNODP, Willian Fernandes.

“Estou muito feliz,  como ouvidor-geral, em estar recebendo de forma presencial, as ouvidoras e ouvidores de dez estados das mais diversas regiões do país, e também virtualmente todos os ouvidores que integram o Conselho Nacional de Ouvidorias de Defensorias Públicas para a 5ª reunião ordinária, aqui em Teresina. Iremos visitar entidades e instituições e teremos também, no dia 3, o grande momento da reunião que será a plenária com os movimentos sociais, onde realizaremos homenagens. Com isso a Defensoria Pública do Piauí contribui com o fortalecimento do Conselho Nacional de Ouvidorias das Defensoria do Brasil”, afirma Djan Moreira.

O defensor público geral do estado do Piauí, Erisvaldo Marques dos Reis, reforça a relevância do evento. “Receber as ouvidoras e ouvidores de outros estados é para nós motivo de satisfação. A Defensoria Pública do Estado do Piauí reconhece a importância do papel desempenhado pela Ouvidoria dentro da Instituição, especialmente a Ouvidoria Externa que agrega ainda mais ao trazer para os quadros da Defensoria um representante da sociedade civil, facilitando o diálogo com os nossos assistidos no atendimento de suas demandas. No Piauí tem sido uma experiência muito satisfatória trabalhar em conjunto com a Ouvidoria. Contamos com a dedicação do nosso ouvidor-geral, Djan Moreira, que tem nos ajudado efetivamente no nosso trabalho”, ressalta. 

Durante o evento, a Ouvidoria-Geral da DPE-PI fará o lançamento de dois projetos,“Ouvidoria Itinerante”, que se destina a levar a Ouvidoria a todas as Comarcas do Estado onde a Defensoria está instalada e “Ouvidoria Amiga”, voltado para o reconhecimento de pessoas e instituições que colaboram com o trabalho da Ouvidoria junto às pessoas assistidas pela Defensoria Pública.

A 5ª Reunião Ordinária do Conselho Nacional de Ouvidorias de Defensorias será encerrada às 18h do dia 3 de dezembro, após a reunião de avaliação do evento.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES