Defesa Civil:160 famílias já receberam atendimento emergencial em 2020

O trabalho vem sendo intensificado devido ao período de chuvas e a necessidade da inclusão de grupos familiares no programa de acolhimento Cidade Solidária.

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Segundo o último relatório divulgado pela Defesa Civil Municipal, 160 famílias situadas em todas as zonas da capital, incluindo a rural, receberam atendimento através do órgão durante os primeiros três meses de 2020. O trabalho vem sendo intensificado devido ao período de chuvas e a necessidade da inclusão de grupos familiares no programa de acolhimento Cidade Solidária. As equipes referentes permanecem atuantes em quarentena, adotando medidas severas de distanciamento e higienização para que o serviço essencial continue sendo oferecido.

Além dos 160 atendimentos, registram-se também ações conjuntas, realizadas com os Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) e com as Superintendências de Desenvolvimento Urbano (SDU). Essas unidades também atuam junto à Defesa no Cidade Solidária, programa que busca realocar famílias cuja residência foi afetada por infortúnios, como alagamentos e incêndios; o relatório aponta 15 desabamentos por situações do tipo. As famílias vitimadas são acompanhadas pelo CRAS, em uma outra residência segura. Esse atendimento pode incluir a entrega de cestas básicas, kits de acolhimento e kits de higiene, conforme a situação de vulnerabilidade identificada.

“Durante o mês de março, com a intensificação das chuvas e o aumento do volume dos rios, principalmente o Poti, 121 famílias foram removidas por ocasião de alagamento”, destaca o tenente Antônio Linhares, da Defesa Civil Municipal. “Continuamos monitorando os níveis das águas, através dos boletins diários do Serviço Geológico do Brasil Geral (CPRM) e da constatação in loco, por meio das réguas de medição, localizadas nos referentes rios”.

O secretário de Cidadania, Assistência Social e Políticas Integradas, Samuel Silveira, destaca que a Defesa Civil se trata de uma instituição que tem mostrado para a cidade o seu valor. “Incansavelmente, mesmo em momentos de maiores adversidades, como é o período no qual vivemos — do Coronavírus, ela tem trabalhado intensamente, sendo um apoio fundamental para as comunidades que residem em áreas de risco”.

“Mesmo em face da subida dos rios e das constantes chuvas, a Defesa não se mostrou inerte, e de uma forma proativa tem acolhido, tem sido sensível, e rapidamente chegado às ocorrências, fazendo com que as famílias sejam retiradas em momentos de alagamento, e dessa maneira, preservando até mesmo a vida de muitos dos nossos cidadãos”, detalha o secretário. A Defesa Civil Municipal pode e deve ser solicitada através de ligação gratuita para o 153. Mais informações sobre as ações da instituição podem ser conferidas no site e nas redes sociais da Semcaspi.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES