Defesa Civil alerta para baixa umidade relativa do ar no Piauí

Persiste o alerta de que a umidade relativa mínima fica abaixo dos 30%

Defesa Civil alerta para baixa umidade relativa do ar no Piauí | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Secretaria Nacional de Defesa Civil, do Ministério da Integração Nacional, enviou alerta de baixa umidade do ar às defesas civis dos Estados do Piauí, Maranhão, Goiás, Mato Grosso, Tocantins, Bahia, Rondônia, Pará, Mato Grosso do Sul, São Paulo, Minas Gerais e Distrito Federal.

Nesta quinta-feira (10), uma massa de ar seco mantém as condições de baixos índices de umidade relativa do ar no centro-sul do Piauí, centro-sul do Maranhão, Goiás, Mato Grosso, centro-sul do Pará, Tocantins, oeste da Bahia, centro-sul de Rondônia, norte e nordeste do Mato Grosso do Sul, centro-norte e oeste de São Paulo, Triângulo Mineiro, oeste e noroeste de Minas Gerais e Distrito Federal.

Persiste o alerta de que a umidade relativa mínima fica abaixo dos 30%. Em algumas localidades do centro-sul e leste do Mato Grosso; do centro-oeste, norte e sul de Goiás; e do centro-sul do Tocantins, o índice de umidade poderá ser mais crítico, podendo chegar a 20%.

A Secretaria Nacional de Defesa Civil continua desaconselhando atividades ao ar livre e exposição ao sol entre as 10h e 17 horas, especialmente entre as 14 e 16 horas, período do dia em que a umidade do ar fica mais baixa. Orienta-se também para a ingestão de bastante líquido para não ter problemas de desidratação.

Informa também que o tempo seco aumenta o risco de incêndios florestais. Com isso, recomenda-se orientar a população para não fazer fogueiras nas proximidades de matas e florestas. Além disso, os motoristas que trafegarem por regiões sujeitas a incêndios deverão ter atenção redobrada devido à visibilidade reduzida pela fumaça, e também evitarem jogar pontas de cigarros para fora dos veículos.

Com a divulgação de alertas, a Sedec pretende evitar a perda de vidas, danos ao patrimônio e ao meio ambiente e incentivar a adoção de medidas preventivas pela população, governos estaduais e municipais. Os alertas preventivos emitidos para os Estados e para o Distrito Federal são baseados em informações do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e do Centro de Previsão e Estudos Climáticos (Cpetc).



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES