Defesa Civil alerta para início do período de queimadas em Teresina

Por conta da pandemia do coronavírus, a equipe deu início, junto com outros órgãos, ao planejamento preventivo da Operação Queimadas

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Com o período chuvoso praticamente encerrando no Piauí, as atenções das autoridades da gerência de Defesa Civil da Secretaria Municipal Cidadania, Assistência Social e Políticas Integradas (Semcaspi) se voltam para a prevenção das queimadas no município de Teresina. Por isso, os técnicos deram início aos primeiros trabalhos de orientação à população sobre os riscos provocados pelos incêndios e o monitoramento dos lugares que foram foco nos anos anteriores.

O gerente da Defesa Civil Municipal, tenente Antônio Linhares, explicou que o trabalho preventivo está sendo feito no sentido de conscientizar a população de que os incêndios podem trazer problemas respiratórios, ocasionando uma superlotação nos hospitais.

“É nesse período em que se tornam comuns os incêndios florestais e em terrenos baldios. É importante que as pessoas evitem a queima do lixo e da vegetação para a limpeza de terrenos, caso contrário, a fumaça pode ocasionar doenças respiratórias provocando até uma confusão com os sintomas da Covid-19”, disse o tenente Linhares.

Por conta da pandemia do coronavírus, a equipe deu início, junto com outros órgãos, ao planejamento preventivo da Operação Queimadas, que visa fazer o monitoramento dos lugares mais vulneráveis e que tiveram índice de ocorrência maior nos últimos anos.

“Estamos fazendo esse trabalho de alerta à população porque a queima de resíduos é proibida por lei e pode gerar multas. É importante que a população faça sua parte e denuncie, nos órgãos de segurança, quem insistir em provocar incêndios. Nesse mês de junho, vamos traçar nossas estratégias para fazer o monitoramento da área rural do município, levando em consideração as orientações dos profissionais da saúde”, completou.

Apesar da quarentena, a Defesa Civil Municipal continua atuando em regime de plantão e pode ser solicitada através de ligação gratuita para o número 153 ou através de ofício encaminhado à sede da Semcaspi, que fica localizada na Rua Álvaro Mendes, nº 86, no Centro.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES