Defesa civil alerta para medidas a serem tomadas com cheias dos rios

A atenção deve ser redobrada a qualquer sinal de emergência

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O nível do Rio Poti atingiu 9 metros e 76 centímetros nessa manhã, nível de cota máxima de atenção, quase chegando a cota de inundação para zona urbana, que é de 10 metros. A Defesa Municipal de Teresina faz o alerta para as comunidades ribeirinhas e moradores das áreas mais baixas da cidade. A atenção deve ser redobrada e qualquer sinal de emergência, entrar em contato com o órgão por meio do número 153.

Devido às intensas chuvas que têm caído em Teresina e em outras regiões do Piauí, a Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais (CPRM) tem feito um alerta sobre o alto volume das águas. O Rio Poti já ultrapassou seu Nível de Atenção. E a previsão é de que ocorram mais chuvas nos próximos dias, o que pode chegar ao Nível de Inundação. Já o Rio Parnaíba também tem elevado o seu nível de água, e mesmo longe da Cota de Inundação, que é 7 metros, também chama atenção das autoridades.

Segundo o secretário municipal de Desenvolvimento e Urbano e Habitação, Marco Antônio Ayres, a orientação é que a qualquer sinal de alerta, os moradores que moram nessas regiões próximas especialmente ao Rio Poti, como Vila Mandacaru, Vila Pantanal, Vila São Francisco e Vila Verde, entrem em contato com a Defesa Civil e não apresentem resistência caso seja necessário sairem de suas residências.

"Tivemos na noite de ontem essa tragédia no Parque Rodoviário e toda a equipe da Prefeitura de Teresina, inclusive o prefeito Firmino Filho, estão mobilizados para acomodar as famílias, fazer a limpeza do local, e prestando a atenção necessária, tanto material quanto social. Além disso, estamos em alerta pela elevação do nível do Rio Poti. Portanto, estamos nos preparando para isso e alertando a população ribeirinha e que mora próximo ao Rio Poti para agir de forma segura, caso tenhamos algum problema com cheias e inundações”, explica o secretário.

Marco Antônio informa ainda que o prefeito Firmino Filho se reúne hoje à tarde com secretários para fazer um apanhado dos problemas ocasionados pelas chuvas na cidade, as medidas que já estão sendo tomadas, bem como para encaminhar providências futuras para as cheias dos rios Poti e Parnaíba. “A intenção é nos prepararmos para garantir a segurança dos teresinenses. Participam da reunião todos os superintendentes das SDUs, secretário da Semcaspi e Defesa Civil”, lembrou.

                       



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES