Defesa Civil: Chuvas deixam mais de 600 famílias desabrigadas em Teresina

Como medida preventiva, a Secretaria Municipal de Defesa Civil tem realizado vistorias para determinar a interdição do imóvel, caso apresente risco aos moradores.

Grotão ao lado de residências na Vila Irmã Dulce | Divulgação/Semdef
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O período chuvoso deste ano, em Teresina, já deixou 606 famílias desabrigadas, segundo novo boletim da Secretaria Municipal de Defesa Civil (SEMDEF), atualizado nesta segunda-feira (7). A região mais afetada é a zona Norte de Teresina, mas as demais zonas também contabilizam estragos e famílias desabrigadas.  

A SEMDEF tem intensificado as ações nos pontos mais atingidos pelas chuvas na capital e como medida preventiva, realiza as vistorias para determinar a interdição do imóvel, caso apresente risco aos moradores. 

Na tarde desta segunda-feira (7), uma equipe de Bombeiros Civis e da Defesa Civil municipal realizaram vistorias em vias e imóveis que tiveram estruturas comprometidas por causa das enxurradas dos últimos dias. Na Vila Irmã Dulce, na zona Sul da cidade, casas próximas a um grotão correm risco de cair e devem ser interditadas, segundo a Defesa Civil. 

Grotão compromete estrutura de residências na Vila Irmã Dulce, zona Sul de Teresina | FOTO: Divulgação/SEMDEF

No bairro Saci, também na zona Sul, o entupimento de um bueiro fez com que as águas invadissem residências, comprometendo a estrutura dos imóveis. As famílias também devem ser retiradas de suas casas e serão encaminhadas para abrigos da Prefeitura ou para a casa de familiares, com a adesão ao Programa Família Solidária.  

Bombeiros Civis visitam residência afetada pelas chuvas em Teresina | FOTO: Divulgação

Segundo Marcos Holf, gerente de Operações da Defesa Civil Municipal, 56 áreas estão sendo monitoradas na capital, atualmente.  

Chuvas comprometem estruturas

Chuvas intensas acabam contribuindo para a fragilidade de estruturas. A Defesa Civil faz um alerta à população para que fique atenta às estruturas dos imóveis: rachaduras nos terrenos, muros ou paredes; estalos em blocos de rochas ou surgimento de trincas; água mais barrenta do que de costume; inclinação de postes e árvores são sinais de que a residência pode estar comprometida.

Ações preventivas para evitar deslizamento de terra:

• Não construa próximo a barrancos. Quanto maior for a distância que você deixar, maior será a segurança para a sua moradia;

• Não jogue lixo nas encostas;

• Não jogue água de pia, tanque ou chuveiro nas encostas. Além de contaminar o solo, umedece a área e aumenta o risco de deslizamento;

• Não destrua a vegetação das encostas. Plantas com raízes maiores, gramas e capins ajudam na fixação do solo.

Saiba como agir:

• Saia imediatamente do local;

• Procure abrigo em lugares sem perigo de deslizamento;

• Não se arrisque sem necessidade, não entre no local do deslizamento, somente pessoas especializadas em salvamento podem entrar.

• Informe a Defesa Civil. Ligue 199 ou (86) 3223-7366. O atendimento é 24h, todos os dias da semana.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES