Defesa Civil explica como receber alertas de chuvas ou desastres no celular

Por meio do telefone celular, o cidadão recebe mensagens de texto ou notificações via aplicativo gratuitamente

Defesa Civil explica como receber alertas de chuvas ou desastres no celular | Ascom
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Diversos municípios do Piauí apresentam chuvas intensas há pelo menos dois meses. O alto índice pluviométrico registrado em algumas cidades, inclusive na capital, tem causado receio e transtornos à população, como alagamentos e enxurradas. Mas, em alguns casos, é possível que o cidadão receba avisos pelo celular, de forma gratuita, sobre tempestades ou desastre iminente na região.

Por meio de ferramenta disponibilizada pela Defesa Civil Nacional, o cidadão deve enviar uma mensagem de texto (SMS), via celular, para o número 40199 com o CEP da sua residência ou região que deseja monitorar o cenário. Após receber a confirmação do cadastro, o usuário será notificado sobre fenômenos climáticos que representem riscos. O serviço está disponível para todo país gratuitamente.

Defesa Civil explica como receber alertas de chuvas ou desastres no celular - Foto: Reprodução

Outra forma de monitorar o tempo e receber avisos meteorológicos é por meio do aplicativo do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), disponível para download em lojas virtuais para celulares Android ou iOS.

Ao baixar o app do Inmet, o usuário tem acesso a diversas ferramentas, como previsão do tempo e imagens de satélite da região, além de receber alertas sobre geadas, chuva intensa, baixa umidade relativa do ar, ondas de frio e de calor, incêndios dentre outros. Os avisos estão categorizados em Perigo Potencial, Perigo e Grande Perigo.

O secretário de Estado da Defesa Civil do Piauí (Sedec), José Augusto Nunes, destaca a importância das ferramentas. “São instrumentos importantes para a sociedade, bem como para os órgãos que compõem o sistema de Defesa Civil. Desta forma, temos armas poderosas a nosso favor, que são a informação e a prevenção. Tudo gratuito e ao alcance das mãos”, explica o gestor.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES