Defesa Civil Nacional reconhece situação de emergência em cidade do Piauí

Após a publicação do reconhecimento federal por meio de Portaria no DOU, o estado ou o município pode solicitar recursos

Defesa Civil Nacional reconhece situação de emergência em cidade do Piauí | Diário GM
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Defesa Civil Nacional reconheceu situação de emergência em 17 cidades do país por conta de desastres naturais. A decisão foi publicada na edição do Diário Oficial da União (DOU) desta segunda-feira (21).

No Piauí, o município de Betânia do Piauí teve o reconhecimento de situação de emergência por conta da seca

A Defesa Civil Nacional reconheceu situação de emergência em 17 cidades do país - Foto: Reprodução/Diário GM

Após a publicação do reconhecimento federal por meio de Portaria no DOU, o estado ou o município pode solicitar recursos para atendimento à população atingida, restabelecimento de serviços essenciais e reconstrução de equipamentos de infraestrutura danificados pelo desastre.

Com base nas informações enviadas por meio do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2iD), a equipe técnica da Defesa Civil Nacional avalia as metas e os valores solicitados. Com a aprovação, é publicada portaria no DOU com a especificação do valor a ser liberado.

As demais cidades com situação de emergência reconhecida pelo Governo Federal são:

- Cruzeta, Jandaíra, Japi e Riachuelo, no Rio Grande do Norte, obtiveram o reconhecimento devido à estiagem. Já são 75 os municípios com situação emergencial vigente no estado, a ampla maioria por seca e estiagem. 

- Outros municípios que tiveram a situação de emergência decretada por conta da estiagem foram Iuiú, na Bahia, Deodápolis, em Mato Grosso do Sul, Ampére, no Paraná, e Lindóia do Sul, Jardinópolis e Vargeão, os três em Santa Catarina.

- Em Santa Maria do Salto, em Minas Gerais, o motivo do reconhecimento federal foi a seca. 

- Já os municípios de Maraã, no Amazonas, e Juruti, no Pará, registraram inundações, enquanto Itaquara, na Bahia, e Bonfim, em Roraima, foram vítimas de chuvas intensas. Finalmente, Pitanga, no Paraná, passou por chuva de granizo.

Confira as portarias do Diário Oficial da União:

Portaria 1.222, de 17 de junho de 2021

Portaria Nº 1.235, de 18 de junho de 2021



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES