Defesa Civil Nacional reconhece situação de emergência em cidade do Piauí

Com a medida, gestores locais podem solicitar auxílio financeiro ao Governo Federal para atendimento à população atingida pelos desastres naturais

Defesa Civil Nacional reconhece situação de emergência em cidade do Piauí | Cidades na Net
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Governo Federal, por meio do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), reconheceu situação de emergência em 14 municípios brasileiros que sofrem com o período de estiagem ou seca. A publicação saiu no Diário Oficial da União (DOU) desta segunda-feira (13).

No Piauí, a cidade de Patos do Piauí recebeu o reconhecimento por conta do período de seca que avançou na região e atrapalha o desenvolvimento local. Além da cidade piauiense, as cidades de Juscimeira e Tangará da Serra, no Mato Grosso, e Jardim de Angicos e Serrinha, no Rio Grande do Norte, tiveram o mesmo reconhecimento.

No Piauí, a cidade de Patos do Piauí recebeu o reconhecimento por conta do período de seca - Foto: Reprodução/Cidades na Net

Já na Bahia, os municípios de Brumado, Lamarão, Piripá e Valente passam pelo período de estiagem - quando há ausência de chuvas. Cascavel, Independência e Santa Quitéria, no Ceará, Alto Taquari, no Mato Grosso, e Novo Horizonte, em Santa Catarina, vivem o mesmo cenário.

Acesso a recursos

Após o reconhecimento de situação de emergência pelo Governo Federal, o município afetado por desastre natural pode solicitar recursos do MDR para ações de resposta, que são aquelas voltadas a socorro, assistência e restabelecimento de serviços essenciais, e de reconstrução de infraestrutura danificada pelos desastres.

Com base nas informações enviadas por meio do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2iD), a equipe técnica da Defesa Civil Nacional avalia as metas e os valores solicitados. Com a aprovação, é publicada portaria no DOU com a especificação do valor a ser liberado.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES