Delegada afirma que acusado de jogar ácido na ex queria dar susto

O crime aconteceu na noite de quinta-feira (4), em Nova Descoberta, na Zona Norte do Recife

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Depois de se entregar à Polícia Civil na segunda-feira (9), o homem acusado de jogar uma substância corrosiva em Mayara Estefanny Araújo, de 19 anos, afirmou, em depoimento, que está arrependido do crime. Segundo a delegada Bruna Falcão, William César dos Santos Júnior, de 30 anos, disse que queria dar um susto na ex-companheira, que está internada em estado grave no Hospital da Restauração (HR), na capital. 

O crime aconteceu na noite de quinta-feira (4), em Nova Descoberta, na Zona Norte do Recife. Na sexta (5), a polícia deteve dois suspeitos. Um deles, Paulo Henrique Vieira dos Santos, de 23 anos, apontado como participante da ação, teve a prisão preventiva decretada pela Justiça e está no Centro de Observação Criminológica e Triagem Professor Everardo Luna (Cotel), em Abreu e Lima, no Grande Recife. O outro homem detido foi liberado por não ter relação com o caso.

No depoimento da segunda (8), que durou cerca de duas horas, William contou à polícia que planejou o crime depois de ter se queimado ao manusear a substância em sua casa. O homem, que também está no Cotel, negou ter jogado a substância corrosiva na ex-mulher e apontou Paulo Henrique como executor do crime.

"Ele disse que planejou a ação porque tem um filho com Mayara e não tinha acesso à criança, mas essa versão foi desmentida pela própria mãe dele, que nos disse que ele tinha total acesso ao filho. Não foi simplesmente um susto, porque ele é agente de saúde e tinha conhecimento do líquido que estava manuseando. Ele fez com a intenção de deformá-la", conta a delegada.

Inicialmente, o HR informou que o líquido corrosivo era soda cáustica após exames iniciais. A Polícia Civil alega que William confessou ter usado ácido sulfúrico para ferir a ex-companheira. O material segue, nesta terça (9), para perícia.

Além de William, Paulo Henrique, preso sob suspeita de ter participado do crime, também foi interrogado. De acordo com a polícia, as versões dos dois divergem e cada um tenta minimizar a sua participação no crime.

"William nega ter jogado a substância em Mayara e disse que foi Paulo. Já Paulo diz que aceitou ter participado porque queria dar um susto em Mayara e segurou a vítima enquanto William jogava o líquido. Estamos investigando e entendendo os fatos levando em conta essas versões e o que foi visto por testemunhas", afirma.

Segundo a Polícia Civil, William já tinha sido condenado por estelionato em 2016, mas não foi preso, e Paulo tem passagens pelo sistema prisional por tráfico de drogas. Mesmo com a lesão contra Mayara, a polícia ainda não definiu qual tipo de crime foi cometido contra a vítima.

"Ainda não fechamos a tipificação do crime porque vai depender do estado da vítima, mas está claro que a intenção dele [de William] era deformar Mayara. Até o fim do inquérito, ele pode responder por tentativa de feminicídio, mas precisamos continuar as investigações antes de cravar essa versão", afirma.

(Com informações do G1)

A relação do casal era conturbada, segundo a delegada. Desde o dia 13 de maio, Mayara procurou a Polícia Civil três vezes. "Ela narrou que ele ameaçou matá-la num primeiro momento e, num segundo episódio, a ameaça foi velada, enviada através de um vídeo. Na terceira vez, ele disse à mãe de Mayara que ela iria pagar por uma briga com a atual companheira dele", conta.

Mesmo com três denúncias em menos de dois meses, a Polícia Civil explica que os boletins de ocorrência feitos por Mayara não foram referentes ao descumprimento de medida protetiva, e sim pelas atitudes do ex-companheiro.

A delegada interina da Delegacia da Mulher, Ana Elisa Sobreira, lembra a importância de vítimas solicitarem o documento em caso de necessidade. "A gente precisa não se desestimular com isso, porque os números mostram que a mulher que procura a polícia é, de fato, uma mulher protegida", diz.

Depois do crime, William alegou ter seguido para Itamaracá, no Grande Recife, mas não conseguiu hospedagem. Ele, então, voltou ao Recife e se entregou à polícia na segunda (9).

Estado de saúde

De acordo com a Polícia Civil, o Hospital da Restauração informou que Mayara teve 38% do corpo queimado e lesões nos braços, no rosto e no tórax. Na segunda (8), a jovem apresentou uma mudança no quadro clínico devido à melhora das funções renais. O estado de saúde da vítima é grave e não é possível dizer se há comprometimento total da visão.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES