Demora na investigação do caso Marielle é 'inaceitável', diz Anistia Internacional

Ainda nesta segunda-feira, o governador Wilson Witzel (PSC) disse que o crime poderá ter uma “resposta parcial”

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Anistia Internacional emitiu uma nota nesta segunda-feira (14), data que marca 10 meses do assassinato da vereadora Marielle Franco (PSOL) e o motorista Anderson Franco. Segundo a organização, a demora nas investigações "tem enormes impactos negativos" e é um episódio "inaceitável".

"O ano de 2018 terminou sem que o estado do Rio de Janeiro, sob intervenção federal na área de segurança pública, tenha conseguido solucionar o caso. A nova gestão do governo do estado tem o dever de assumir esta responsabilidade e não deixar o caso sem solução", afirma Jurema Werneck, diretora executiva da Anistia Internacional.

Ainda de acordo com Werneck, a demora nas investigações "tem enormes impactos negativos, pois gera uma espiral de medo e silêncio entre ativistas, defensores de direitos humanos, jovens, mulheres negras, comunidade LGBT e todas as pessoas e grupos que, de alguma forma, ela representava."

Ainda nesta segunda-feira, o governador Wilson Witzel (PSC) disse que o crime poderá ter uma "resposta parcial".

"Existe uma linha de investigação do Ministério Público e outra da polícia. As duas podem estar irmanadas. Mas eu já disse ao delegado [Giniton Lages, titular da Delegacia de Homicídios da Capital] que, se fosse o caso, a polícia adianta o que está sendo investigado para uma eventual prisão e o MP faz o dele em paralelo. A sociedade espera resposta, ainda que parcial, ainda que não seja completa", disse o governador, segundo o UOL.

A Anistia Internacional criticou Witzel por ter participado de ato em que uma placa em homenagem a Marielle foi rasgada, durante o período eleitoral. "Esse episódio foi um ataque direto à memória de Marielle Franco, à sua família, aos parlamentares do Rio de Janeiro e às pessoas ela representava ou que com ela se identificam".

Reportagem do jornal O Dia indicou que a Polícia Civil tem provas de que o assassinato de Marielle foi cometido por servidores públicos da área de segurança. Segundo a publicação, os criminosos podem ainda ter ligação com as forças públicas de segurança ou terem alguma passagem pelo setor.

O ministro da segurança pública da gestão do ex-presidente Michel Temer (MDB), Raul Jungmann, afirmou que o crime contou com "agentes públicos, milícias e políticos". A provável participação de paramilitares também já foi admitida pelo então secretário de Segurança Pública do Rio, general Richard Nunes.

Segundo Jurema Werneck, da Anistia Brasil, a demora nas investigações é "inaceitável".

"O assassinato de uma defensora de direitos humanos e vereadora é algo que diz respeito à toda a sociedade. Não é uma questão de partidos políticos de direita ou esquerda. A utilização política do assassinato de Marielle Franco não contribui para que sejam dadas as respostas necessárias e que a sociedade brasileira e a comunidade internacional esperam. É inaceitável que este caso ainda não tenha sido solucionado. Como movimento global, a Anistia Internacional seguirá mobilizada até que os mandantes e executores sejam levados à justiça e responsabilizados."



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES