Dengue: 31% dos brasileiros acham que a doença desapareceu na pandemia

O estudo Webinar Dengue: O Impacto da Doença no Brasil, avaliou 2 mil pessoas de todas as regiões brasileiras.

Dengue | reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Brasil vive um cenário de aumento de casos de dengue. Dados do Ministério da Saúde e das secretarias municipais e estaduais de saúde indicam que o país corre grande risco de enfrentar uma epidemia de dengue este ano. Nas seis primeiras semanas de 2022, foram registrados 70.555 casos prováveis de dengue no Brasil, aumento de 43,5% em relação ao mesmo período do ano passado.

Em 2021, houve uma queda no registro de casos e mortes em relação a 2020. Foram 544.460 casos prováveis de dengue, enquanto em 2020 os registros chegaram à marca de 1 milhão no país. A subnotificação por causa da pandemia pode ser uma das explicações para a queda.

Dengue é tema de pesquisa da SBI (foto: reprodução)Diante do alerta, foi divulgada nesta terça-feira (15) uma pesquisa promovida pela Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI), em parceria com a biofarmacêutica Takeda, para identificar a percepção pública acerca da dengue. O estudo Webinar Dengue: O Impacto da Doença no Brasil avaliou 2 mil pessoas de todas as regiões brasileiras. O foco foi o conhecimento, educação e prevenção à dengue. 

O estudo revelou que 70% dos brasileiros conhecem alguém que já teve dengue e 30% declararam que já enfrentaram a doença. O mais crítico é que 31% dos entrevistados acreditam que a dengue deixou de existir na pandemia. A forma exata de contágio não é de pleno conhecimento da população, apesar de já ser bem difundida em campanhas de concientização. A pesquisa revelou que 12% dos brasileiros desconhecem a forma de contágio da dengue.

A pandemia da Covid-19 também contribuiu para a redução dos cuidados com a dengue. Mesmo com a maioria (53%) acredite que o risco de contágio com a dengue se manteve igual durante a pandemia da Covid-19, 22% acreditam que o risco diminuiu. Além disso, 57% dos brasileiros entrevistados se sentem seguros em relação à chance de pegar dengue. Cerca da metade das pessoas consideram que os cuidados com a dengue diminuíram no cenário de pandemia.

Leia Mais

Rosa Richtmann, médica infectologista, disse que o Brasil tem hoje o desafio de combater a dengue em meio ao rápido crescimento demográfico acompanhado de uma urbanização desordenada. “Existe a ausência do saneamento básico, debilidade dos serviços e campanhas de saúde pública associado ao descuido de grande parte da população, que parece não se preocupar com as consequências patológicas que a enfermidade traz”, disse a médica.

Ela também ressaltou que as gerências de saúde tem mostrado dificuldade para lidar ao mesmo tempo com diferentes doenças infecciosas que requerem assistência (ambulatorial, hospitalar, UTI). Apesar de saberem que a dengue existe, várias informações básicas não são de pleno conhecimento. 

O Centro Oeste tem a maior taxa incidência de dengue do Brasil,com 236,6 casos//100 mil habitantes, seguido pelas regiões: Norte (75,2 casos/100 mil hab.), Sudeste (24,9 casos/100 mil hab.), Sul (15,7 casos/100 mil hab.), Nordeste (16,4 casos/100 mil hab.).

Em relação às UF que apresentam as maiores taxas de incidência no País, destaca-se: Tocantins, Goiás, Mato Grosso e Distrito Federal.

Piauí 

O Piauí registrou recententemente a primeira morte por dengue de 2022. O óbito ocorreu em Teresina, segundo a Secretaria Estadual da Saúde (Sesapi). De acordo com o Boletim Epidemiológico da 8ª semana de 2022, houve um aumento de 236,9% de possíveis casos de dengue no estado, em relação ao mesmo período do ano passado.

O documento aponta ainda que Curimatá, São Pedro do Piauí, Avelino Lopes, Agricolândia e Antônio Almeida são os cinco municípios com o maior nível de incidência da doença no estado. Em 2021, até a 8° semana epidemiológica, 190 municípios piauienses não notificaram casos suspeitos de dengue, já em 2022, durante o mesmo período, a quantidade de municípios que não notificaram casos suspeitos reduziu para 176.

Sobre a dengue

A dengue é uma doença infecciosa, que pode evoluir para formas graves, acometendo bebês, crianças e adultos. Existem quatro sorotipos do vírus da dengue (DENV-1, DENV-2, DENV-3 e DENV-4). A dengue está presente em mais de 100 países de regiões tropicais e subtropicais e está diretamente relacionada a fatores climáticos, como chuvas, temperaturas mais elevadas, umidade relativa do ar, além de outros fatores, como a crescente urbanização não planejada, globalização, aquecimento global etc. Além do impacto físico, a doença acarreta um importante ônus socioeconômico e impõe um grande desafio para a saúde pública onde está presente.

A dengue é transmitida a humanos por meio da picada do mosquito infectado (fêmeas) Aedes aegypti. Outras espécies do gênero Aedes também podem atuar como vetores, porém desempenham um papel secundário ao Aedes aegypti. A dengue é a doença transmitida por vetor que cresce de forma mais rápida no mundo, e sua incidência cresceu dramaticamente nas últimas décadas. Como a grande maioria dos casos é assintomática ou leve e, mesmo os sintomáticos, muitas vezes, não são notificados, os números reais são subestimados.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES