Dengue mata mais de uma pessoa por dia em 2015 em São Paulo, diz levantamento

Epidemia já causou 122 mortes no Estado e atingiu 167 mil pessoas

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A epidemia de dengue neste ano no Estado de São Paulo tem provocado, em média, mais de uma morte por dia.

Desde o início do ano, já são ao menos 122 óbitos, segundo levantamento em 60 dos 645 municípios paulistas. Esse é o maior número em quatro anos e um dos mais altos da série histórica do Ministério da Saúde.


O pico da doença, no entanto, ainda não chegou. Isso deve ocorrer entre o fim de abril e o começo de maio, devido ao comportamento do clima e à sazonalidade do mosquito transmissor.

Em todo o Estado, neste ano, a doença atingiu até agora 167,1 mil pessoas, o que colocou São Paulo em estado epidêmico –quando há ao menos 300 casos para cada grupo de 100 mil habitantes.

Chama a atenção a concentração dos casos em seis municípios. Eles representam cerca de 3% da população do Estado e, ao mesmo tempo, mais da metade (57%) da letalidade da doença: Catanduva (18 mortes), Sorocaba (15), Limeira (12), Itapira (9), Penápolis (8) e Marília (8).

Campinas, a terceira maior cidade do Estado, atestou até agora quatro mortes pela doença e ainda analisa cinco óbitos. Ao todo, já são 22.544 casos confirmados.

Na capital, com 10,6 mil casos confirmados, são quatro mortes confirmadas e outras sete em análise –na cidade foram 14, ao todo, em 2014.

Nesta quinta-feira (16), diante do agravamento da situação e de filas de pacientes nas redes pública e privada, o prefeito Fernando Haddad (PT) anunciou que 50 profissionais do Exército irão auxiliar no combate à propagação da dengue.

Tendas para ampliar o atendimento foram montadas em alguns bairros com o maior número de casos.

No Estado, o total de mortes por dengue até agora supera todo o ano passado, 90. Ao menos outras 91 mortes atribuídas à ação do Aedes aegypti seguem sob análise do Instituto Adolfo Lutz.

Pelas informações passadas pelos municípios, a maioria dos óbitos é de pessoas idosas, geralmente já debilitadas por outras doenças.

Em cidades como Catanduva, Marília, Bauru, Itapira e Guararapes, nas regiões norte e noroeste do Estado de São Paulo, as autoridades de saúde avaliam que o pior já passou e que a doença agora começa a dar sinais de arrefecimento, ao contrário da previsão geral para o Estado feita por especialistas e pelo Ministério da Saúde.

A volta do vírus tipo 1 da doença em regiões onde ele estava adormecido é uma das razões levantadas para o cenário de avanço da dengue.

A Secretaria da Saúde do Estado montou uma operação de auxílio aos municípios para tentar controlar as contaminações. A pasta investiu R$ 6 milhões com a contratação de novos agentes e compra de equipamentos.

A perspectiva é que, até o ano que vem, o país conte com uma vacina eficaz contra os quatro sorotipos.

 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES