“Dengue no Ceará é grave”, diz secretário da Saúde

O número do tipo clássico da doença aumentou 44,4%, pulando de 1.960 para 3.521

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O titular da Secretaria da Sa?de do Estado (Sesa), Jo?o Ananias, definiu como ?grave? a incid?ncia de dengue no Cear?. Os dados divulgados pelo ?rg?o mostram que, nos primeiros dois meses deste ano, se comparado ao mesmo per?odo de 2007, o n?mero do tipo cl?ssico da doen?a aumentou 44,4%, pulando de 1.960 para 3.521. E o de dengue hemorr?gica dobrou, para 52. Incluindo a primeira semana de mar?o, j? s?o 4.079 casos confirmados, 54 do tipo hemorr?gico.

?N?o ? s? no Rio de Janeiro que o problema da dengue est? s?rio, n?s tamb?m estamos vivendo uma situa??o grave, por conta da propor??o entre dengue cl?ssica e dengue hemorr?gica?, disse o secret?rio, antes de embarcar para Bras?lia, na manh? de ontem, acrescentando que o percentual de crian?as e adolescentes com at? 15 anos atingidas pelo mosquito Aedes aegypit tamb?m ? preocupante. Desde 2001, esse percentual vem subindo. Na ?poca, era de 12,4%. Hoje, de 27,5%.

Na ?ltima segunda-feira, uma crian?a faleceu com suspeita de dengue hemorr?gica em Fortaleza. D?bora da Silva Souza, de seis anos, morava no Bairro Cristo Redentor. Com o caso dela, subiu para tr?s o n?mero de ?bitos em investiga??o, somente na Capital. Em todo o Cear?, conforme o boletim da Sesa, s?o oito. Uma morte, em decorr?ncia de complica?es causadas pela doen?a, foi confirmada em Itapipoca.

Na avalia??o de Jo?o Ananias, o aumento de casos na faixa et?ria inferior a 15 anos ? reflexo de uma mudan?a de comportamento da doen?a, cuja causa ainda ? desconhecida. Alex Mont?Alverne, coordenador de Pol?ticas P?blicas da Secretaria da Sa?de de Fortaleza, explica que a endemia, este ano, est? se apresentando, em todas as regi?es, com as mesmas caracter?sticas: atingido cada vez mais crian?as e nas formas mais graves da doen?a.

Doutor em Cl?nica M?dica, Ivo Castelo Branco Coelho, professor da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Cear? (UFC), explica que a tend?ncia, quando h? v?rios sorotipos circulando, ? que os casos graves de dengue fatalmente ocorram. Em 1994, relembra, quando apareceu no Estado o segundo v?rus da doen?a, houve uma epidemia de dengue hemorr?gica. Foram 25 casos desse tipo, e 47 mil no total.

Em 2002, acrescenta o m?dico, surgiu o sorotipo tr?s e a situa??o no Estado novamente se agravou: 71 casos de dengue hemorr?gica. E assim continuou. Ano passado, os tr?s v?rus da doen?a circularam e o Cear? registrou o maior n?mero de casos de dengue hemorr?gica da hist?ria, 298. Este ano, os sorotipos circulantes, segundo o boletim da Sesa, s?o o dois e o tr?s. ?As pessoas est?o mais sens?veis?, alerta Ivo Castelo Branco.

Ou seja, em 2008, se as confirma?es de casos mantiverem o mesmo ritmo apresentado nesses tr?s primeiros meses, a tend?ncia ? de mais um ano recorde para o Aedes aegipty. Mas n?o ? o que as secretarias do Estado e de Fortaleza querem. De acordo com Alex Mont?Alverne, o pico registrado nos meses de janeiro e fevereiro ? conseq??ncia das chuvas, que chegaram mais cedo. ?J? temos mais casos do que em 2007, se compararmos m?s a m?s, mas estamos trabalhando para que, ao fim, os n?meros este ano sejam menores?.

Jo?o Ananias garantiu: ?nossa estrutura de combate ? dengue est? a todo vapor?. Em Bras?lia, o secret?rio disse que iria ao Minist?rio da Sa?de, para tentar a libera??o de mais dez mil litros de inseticida e equipamentos de borrifa??o.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES