Dengue: Sesapi reforça ações após aumento de 351% na incidência de casos

No estado 24 municípios estão em situação de risco alto para a dengue e 83 cidades se encontram em estado de altera para a doença.

p | p
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O estado do Piauí vem enfrentando uma epidemia de dengue, que teve um crescimento de 351,7% na incidência de casos da doença, segundo a  Secretaria de Estado de Saúde (Sesapi). Para ajudar os municípios no combate ao mosquito, a gestão informou que vem realizando ações e monitoramento das infestações. 

De acordo com os dados do boletim epidemiológico da 12ª Semana Epidemiológica – 2022, de janeiro a março deste ano foram registrados 761 casos no estado, em 96 cidades piauienses. Já no ano passado, foram confirmados 262 casos da doença. “A Sesapi vem desenvolvendo ações de prevenção e combate à dengue desde o ano passado, quando iniciaram as capacitações com os municípios e agora intensificamos nosso trabalho junto às cidades para que possamos fazer um enfrentamento mais efetivo contra o mosquito, que vem adoecendo nossa população, disse o secretário de Estado da Saúde, Neris Júnior. 

Secretário de Estado da Saúde, Neris Júnior (Foto: Divulgação)

No estado 24 municípios estão em situação de risco alto para a dengue e 83 cidades se encontram em estado de altera para a doença, sendo que cinco municípios estão com maior índice de infestação, são eles: Guadalupe, Jerumenha, Alvorada do Gurgueia, Fartura do Piauí e Marcos Parente. 

Leia Mais

“Esses números conseguimos observar através dos nossos sistemas e nos ajudam a planejar ações para o enfrentamento da doença, por isso pedimos aos gestores municipais, que mantenham os sistemas atualizados”, lembra o superintendente de Atenção à Saúde e Municípios Herlon Guimarães. 

Entre as ações para combater o Aedes Aegypti está à utilização do carro fumacê e a disponibilização do produto que mata a larva do mosquito, para os municípios através das regionais de saúde. “Todos os nossos veículos utilizados como carro fumacê estão funcionando e à disposição das cidades, que fazem a solicitação e atendem os critérios estabelecidos pelo Ministério da Saúde, as regionais também contam com o produto químico que ajuda a disseminar a larva, mas para a disponibilização precisamos está com os dados de cada município atualizado no sistema”, explica o superintendente. 

O secretário Neris Júnior também lembra à população da necessidade de manter os cuidados em casa, para evitar a proliferação do Aedes Aegypti. “É importante que todas as pessoas façam a sua parte também e  mantenham os cuidados de limpeza contra a dengue, pois só assim é possível reduzir as chances de transmissão da doença. A prevenção da dengue pode ser feita com práticas simples que evitam, principalmente, a reprodução do mosquito transmissor, através da eliminação de objetos que acumulem água parada como pneus, garrafas e plantas”, enfatiza o gestor.

Dengue: Sesapi reforça ações após aumento de 351% na incidência de casos  (Foto: Pedro Ventura/ Agência Brasília)



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES