Deputado Silas Freire defende revogação do estatuto do desarmamento

Um dos maiores apoiadores da proposta é o deputado.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Com a reforma da Previdência suspensa e o decreto de intervenção federal no Rio de Janeiro já aprovado pelo Congresso Nacional, a Câmara abre caminho para a votação de uma agenda prioritária na área de segurança pública. Entre os projetos pautados, está a revisão do Estatuto do Desarmamento, que restringe o comércio e o porte de armas no Brasil desde 2003. Um dos maiores apoiadores da proposta de flexibilizar o porte de armas é deputado federal Silas Freire (Podemos) que defende o direito de defesa do cidadão.

“Não queremos armar a sociedade, só queremos que o direito do cidadão seja garantido. Por isso, eu quero avançar e ajudar como membro que sou da Comissão de Segurança Pública, além disso, devo deixar o congresso até abril, mas antes quero contribuir conseguindo todo apoio da bancada do Podemos para esta pauta que é uma demanda da sociedade brasileira. ”, declara Silas.

Categoria dos Vigilantes

A base da proposta é o projeto de lei (PL 3722/2012) de autoria do deputado Rogério Peninha (MDB-SC). Aprovada em comissão especial da Câmara, a matéria está pronta para ser apreciada no plenário. Entre as considerações feitas do texto original está a sugestão do deputado Silas em relação à inclusão dos vigilantes, uma vez que a categoria corre os mesmo riscos de morte que outras categorias de segurança beneficiadas pelo porte de arma. “Desde 2003 quando o Estatuto do Desarmamento entrou em vigor só é permitido o porte de armas a policiais e integrantes das Forças Armadas, já as armas utilizadas pelos vigilantes são de propriedade das empresas e só podem ser utilizadas em serviço. O Piauí tem 3 mil vigilantes exercendo a função e correndo riscos reais juntamente com seus familiares”, defendeu ele.

Critérios para o porte de armas

Silas Freire também esclarece sobre os critérios para o porte de arma “A lei deve ser clara. Para quem cumprir os requisitos, o direito de se defender tem que ser assegurado. Entre os critérios destaco os testes psicotécnicos periódicos para atestar as condições psicológicas das pessoas que portam arma.”, explica ele.

E o parlamentar tem como base para todos os seus argumentos o avanço da criminalidade que deixa a sociedade mais vulnerável. “O estatuto só desarmou o cidadão de bem, os bandidos continuam facilmente tendo acesso à arma de fogo e sabem que o cidadão comum não tem como se defender. Isso facilita a ação destes criminosos. ”, declarou o deputado.

Pacotão da segurança

Além da revisão do Estatuto do Desarmamento, a Câmara pretende colocar em votação outros projetos na área de segurança pública já a partir da próxima semana. O primeiro deles será o texto que cria o Sistema Único de Segurança Pública, estabelecendo regras gerais para padronizar os procedimentos adotados pelas polícias Federal, Civil, Militar e Rodoviária, além da Força Nacional e do Corpo de Bombeiros. Em seguida, a revogação do estatuto seria a próxima pauta a ser apreciada



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES