Deputados estaduais fortalecem a luta contra o câncer

O encontro aconteceu na quarta-feira, 27 de novembro. Na oportunidade, o diretor relatou dados do atendimento e tratamento de todos os tipos de câncer.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Em busca de apoio para pacientes oncológicos atendidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS), o diretor executivo do Hospital São Marcos, Joaquim Almeida, esteve reunido com o presidente da Assembleia Legislativa do Piauí, Themístocles Sampaio (MDB) e os de deputados estaduais Júlio Arcoverde (PP), Franzé Silva (PT), Hélio Isaías (PP), Wilson Brandão (PP), Nerinho (PTB), pastor Gessivaldo Isaías (PRB) e B. Sá (PP). O diretor esteve também com os deputados Teresa Brito (PV) e Gustavo Neiva (PSB) da Comissão de Saúde.

O encontro aconteceu na quarta-feira, 27 de novembro. Na oportunidade, o diretor relatou dados do atendimento e tratamento de todos os tipos de câncer. Apresentou o PICC  - projeto que contribui para a qualidade de vida das crianças, amenizando a dor e humanizando o tratamento. Também solicitou que fizessem uma moção junto ao Ministério da Saúde para a liberação do convênio contemplado em 2013, de aquisição da máquina de acelerador nuclear para Radioterapia, pois o estado possui apenas duas máquinas, quando deveria ter no mínimo dez para atender a demanda.

Reprodução

“A receptividade foi maravilhosa! Todos ficaram sensibilizados com os dados e falaram que vão apoiar essa luta contra o câncer”, informa Joaquim Almeida.

O relator do Orçamento Geral do Estado para 2020, deputado Franzé Silva, explica que os deputados podem intensificar o apoio a causa, destinando parte dos recursos e emendas parlamentares para os pacientes atendidos no hospital. “Os relatos, apresentam dados do atendimento público da saúde. Hoje, 98 % das pessoas com câncer recorrem ao São Marcos e boa parte desse pessoal é proveniente do SUS. Sabemos que a demanda é muito grande. Portanto, fizemos um acordo de colocar emendas impositivas nesta causa”.

O deputado Franzé Silva prometeu ainda dialogar com governador. “Nosso esforço acontecerá em duas frentes: primeiro convencer os trinta parlamentares da casa de colocar uma parte do orçamento para saúde no São Marcos e convencer o governador de aumentar dentro da própria Secretaria de Saúde uma verba especifica do orçamento de 2020", afirma.

Dados

O Hospital São Marcos é o único Centro de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (CACON) no estado que oferece tratamento para todos os tipos de câncer.  Inclusive é o único a tratar o câncer na infância e adolescência 100% através do SUS. Em 2018 foram realizados 264.638 consultas, 31.373 procedimentos, 162.913 exames, 42.118 sessões de quimioterapia e 153.308 aplicações de radioterapia. Através do SUS, 974 crianças foram internadas no hospital. “Esses números expressivos demonstram o nosso comprometimento com a saúde da população”, finaliza Joaquim Almeida.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES