Desabamento de ciclovia recém-inaugurada deixa dois mortos no Rio

O acidente aconteceu na manhã desta quinta-feira e deixou 2 mortos

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Um trecho de mais 50 metros da ciclovia Tim Maia, na Avenida Niemeyer, desabou por volta das 11h10 desta quinta-feira e deixou ao menos dois mortos. O desabamento foi na altura do Castelinho, a cerca de 800 metros da Praia de São Conrado. Os dois corpos foram resgatados pelos bombeiros do mar. Uma das vítimas é o engenheiro Eduardo Marinho Albuquerque, de 54 anos, reconhecido pelo cunhado. O outro ainda não foi identificado e tem entre 40 e 50 anos. A ciclovia foi inaugurada em janeiro deste ano e custou R$ 44,7 milhões.

A Avenida Niemeyer está interditada nos dois sentidos, segundo o Centro de Operações da Prefeitura. Os motoristas devem seguir pela Autoestrada Lagoa-Barra.

O secretário municipal de Governo Pedro Paulo Carvalho afirmou que é prematuro dizer que houve falha na construção da ciclovia:

- É hora de os engenheiros avaliarem e fazerem um laudo. Estamos apurando as causas e falando com a empresa que construiu a ciclovia. Todos os cálculos que foram feitos serão revistos. Estamos com técnicos da GeoRio para identificar esse acidente. É claro que há a suspeição para saber se a ciclovia é segura ou não. A prefeitura vai cobrar, seja da empresa que fez a obra, dos engenheiros que fizeram o cálculo. Vamos cobrar a responsabilidade de quem fez - disse Pedro Paulo, que acrescentou que o prefeito Eduardo Paes está voltando de Atenas.

O secretário acrescentou que a ciclovia na Niemeyer ficará interditada para vistorias técnicas, sem previsão para ser reaberta. Segundo ele, a ciclovia do Elevado do Joá também terá que ser vistoriada.

- É óbvio que depois de um acidente desse nós vamos parar as obras (do Elevado do Joá) e refazer os cálculos para que não tenha qualquer tipo de risco também para essa outra ciclovia.

O Consórcio Contemat-Concrejato, responsável pela obra, disse em nota que uma equipe técnica da empresa já se encontra no local, trabalhando em coordenação com a Secretaria Municipal de Obras. De acordo com a nota, "as prioridades neste momento são garantir o atendimento às vítimas e seus familiares e avaliar as causas do acidente".

Pedro Paulo explicou que mergulhadores estão no mar à procura de mais uma possível vítima, segundo o Corpo de Bombeiros.

- Fizemos interdição em dois pontos da Avenida Niemeyer. Pedimos aos moradores que evitem passar neste trecho, pois as ondas estão batendo contou o secretário.

O administrador de empresas Guilherme Miranda, de 49 anos, estava pedalando em direção a São Conrado e viu uma onda muito grande bater na encosta, levar o trecho da ciclovia e três pessoas caírem na água.

O contador Ademir Guedes, de 36 anos, contou que estava pedalando na ciclovia e ao fazer uma curva a cerca de 200 metros do local do acidente, foi avisado por um outro ciclista do desabamento da pista:

- Ele me alertou, mas eu achei que ele estivesse brincando. Jamais imaginaria a queda de uma ciclovia recém-construída. Fui devagar até a beira do precipício. Aí os motoristas começaram a gritar me alertando do risco.

Equipes dos grupamentos Marítimo e de Busca e Salvamento do Corpo de Bombeiros atuam na região, com o apoio de helicópteros, motes, motos aquáticas e até um drone.

Um agente da CET-Rio disse que ouviu falar que o desabamento da ciclovia aconteceu no momento exato que o ônibus estava passando e o veículo foi coberto pela água do mar, molhando quem estava dentro.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES