Descargas elétricas podem afetar rede e causar apagões

De acordo com o engenheiro de segurança do trabalho da Eletrobras Piauí, Edilson Uchoa, o sistema elétrico brasileiro está todo interligado

Engenheiro orienta que aterramento também deve ser feito nas casas | TV MEIO NORTE
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

No dia 15 de dezembro de 2012, 3,5 milhões de consumidores de 12 estados brasileiros ficaram sem energia elétrica durante uma hora. O motivo foi uma interferência eletromagnética provocada por um raio. Segundo o relatório da ONS - Operadora Nacional do Sistema Elétrico - no instante da pertubação havia uma sequência de descargas elétricas na região, o que ocasionou o apagão.

Esse episódio foi o mais recente no Brasil, mas situações como essa são mais comuns do que se pensa. De acordo com o engenheiro de segurança do trabalho da Eletrobras Piauí, Edilson Uchoa, o sistema elétrico brasileiro está todo interligado e possui mecanismos de proteção para minimizar os efeitos das descargas atmosféricas. No entanto, alguns fatores facilitam as interferências eletromagnéticas.

?A nossa própria rede elétrica, de linhas de transmissão e da rede de distribuição elas já facilitam a atração da descarga atmosférica. Na maioria dessas descargas nosso sistema de proteção atua, alguns casos em que elas vem com uma intensidade de tensão muito maior de corrente e danificam a nossa rede?, explica o engenheiro.

Ele destaca ainda que, casos como uma falta de energia em Imperatriz ou Presidente Dutra, no Maranhão - como no ano passado foi registrado - podem tirar todo o sistema do ar no Nordeste ou até mesmo do Brasil inteiro devido a essa interligação de redes. As consequências da potência das descargas podem gerar prejuízos ainda nas redes elétricas residenciais e, por conta disso, é preciso que os consumidores tomem algumas medidas de proteção.

?A rede de distribuição próximas da gente possui a cada 40m aterramentos para a proteção da própria rede e para a segurança das pessoas. Porque, quando uma descarga dessa entra na rede ela precisa escoar e para isso existe o sistema de aterramento. Quando ele não funciona aí essa descarga vai para as residências?, explica o engenheiro Edilson Uchoa que orienta ainda as pessoas a terem um aterramento bem feito também, no local da entrada da rede elétrica doméstica, no ponto onde ocorre a medição.

?Se esse aterramento não for bem feito, essa descarga a mais causada por interferências de raios ou outros motivos pode entrar na rede e causar danos materiais como a queima de equipamentos que estejam ligados neste sistema?, finaliza.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES