Descartada febre amarela em São Luís-MA

Descartada febre amarela em São Luís-MA

Descartada febre amarela em São Luís-MA | Imirante
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Apesar de o Maranh?o constar no mapa da febre amarela silvestre divulgada pelo Minist?rio da Sa?de, S?o Lu?s n?o corre o risco de um surto da doen?a. Os t?cnicos da Secretaria Municipal de Sa?de garantem que cobertura vacinal na capital ? boa e n?o h? necessidade de uma campanha de vacina??o contra a doen?a. A ?ltima campanha realizada para a imuniza??o contra a doen?a na cidade aconteceu em 1995 e atingiu 95% da popula??o. Da? em diante, a vacina??o se tornou rotina.

A superintendente municipal de Vigil?ncia Sanit?ria, Nilza Medeiros, explica que, entre 1999 e ano passado, 885.435 mil doses foram aplicadas. ?Para uma popula??o chegando a um milh?o de pessoas no munic?pio, n?s temos uma boa cobertura e n?o h? motivos para alarde?, afirmou. Nilza Medeiros esclareceu ainda que algumas pessoas est?o procurando os postos de vacina??o sem necessidade, pois tomaram dose da vacina h? menos de 10 anos. ?Isso n?o ? recomend?vel e pode trazer efeitos indesej?veis?, alertou.

Nenhum caso de febre amarela ? registrado em S?o Lu?s desde 1942. Atualmente n?o h? registro nem de suspeita da doen?a. O ?ltimo registro no Maranh?o ? de 1995, quando ocorreu a campanha de vacina??o. De l? para c?, a imuniza??o virou rotina, agendada inclusive na carteira de vacina??o das crian?as. A dose ? aplicada aos 9 meses de idade.

A recomenda??o dos t?cnicos da Secretaria Municipal de Sa?de ? de que somente pessoas que nunca tomaram a vacina ou que tomaram h? mais de 10 anos (validade da imuniza??o), principalmente, se estiverem de viagem marcada para ?reas de mata no interior do Maranh?o ou de estados da regi?o Norte e Centro-Oeste, procurem os postos de vacina??o em unidades da rede municipal de sa?de. A vacina deve ser tomada 10 dias antes da viagem.

?A nossa inten??o ? manter a febre amarela erradicada em S?o Lu?s e as pessoas devem ficar tranq?ilas porque as vacinas est?o dispon?veis em todas as 83 salas de vacina??o do munic?pio?, refor?ou a secret?ria municipal de Sa?de, Terezinha Abreu.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES