Desembargador do TRT-PI lança livro sobre a Reforma Trabalhista

Obra com o título “Reforma Trabalhista – entenda ponto a ponto”.

É de autoria do desembargador Francisco Meton Marques de Lima, do Tribunal Regional do Trabalho da 22ª Região – Piauí ( TRT/PI), e do auditor fiscal do trabalho Francisco Péricles Rodrigues Marques de Lima, a primeira obra jurídica sobre a reforma trabalhista, que  foi lançada nacionalmente nesta segunda-feira (24) pela Editora LTr. 

Com o título “Reforma Trabalhista – entenda ponto a ponto”, a obra traz todas as mudanças da  reforma , comentadas e interpretadas a partir da interlocução com as outras leis brasileiras em vigor.

“Nós analisamos a real dimensão da mudança no contexto da legislação brasileira como um todo”, destaca o desembargador Francisco Meton Marques de Lima, complementando que a Reforma Trabalhista marca o início de uma revolução econômica.


RESUMO

A Reforma Trabalhista é um acontecimento inacreditável, pela rapidez como foi formatada e aprovada, em meio a uma girândola de denúncias criminais contra agentes do núcleo do Governo, inclusive o Presidente da República que sucedeu a Presidente Dilma, deposta por impeachment.

Indiferente ao clamor social, à crise de legitimidade do Governo e com as costas voltadas para a sociedade, o Congresso Nacional aprova a lei que desmonta todo o sistema trabalhista tradicional e institui outro, mais leve, dinâmico e melhor para o empreendedorismo, consequentemente, danoso para os trabalhadores.

Essa Lei integra o pacote de reformas estruturantes, juntamente com a política, a previdenciária e a tributária, necessárias ao desenvolvimento econômico do Brasil.

A Reforma Trabalhista é tão impactante, que antecipa a reforma previdenciária e marca o início da revolução econômica.

SOBRE OS AUTORES

FRANCISCO METON MARQUES DE LIMA - Mestre e Doutor em Direito Constitucional pela UFMG. Desembargador do TRT da 22ª Região. Professor da UFPI e ex-professor de Direito Comercial da UFC. Autor de vários livros de Direito Constitucional, do Trabalho, Processo e Filosofia. Autor dos Projetos de Criação do TRT da 22ª Região, da Procuradoria Regional, de sete Varas do Trabalho. Saiu do campo aos 18 anos de idade e tomou posse como Juiz do Trabalho Substituto do TRT-7ª Região com 26 anos, após aprovação em 1º lugar. Seu lema: Nossas possibilidades são do tamanho da nossa determinação.

FRANCISCO PÉRICLES RODRIGUES MARQUES DE LIMA - Especialista em Direito do Trabalho. Bacharel em Direito pela UFC. Auditor Fiscal do Trabalho. Estagiou na PGM de Fortaleza e na PGE do Ceará. Coautor do livro Elementos de Direito do Trabalho e Processo Trabalhista. 16ª ed. São Paulo: LTr, 2016.

FICHA TÉCNICA

Título: REFORMA TRABALHISTA
Subtítulo: ENTENDA PONTO POR PONTO
Autores: FRANCISCO METON MARQUES DE LIMA E FRANCISCO PÉRICLES RODRIGUES MARQUES DE LIMA
Edição: 2017, JULHO
Págs.: 192

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social – TRT/PI