Desembargadora Liana Chaib é escolhida para ser ministra do TST

O nome de Liana Chaib foi escolhido a partir de lista tríplice indicada pelo Pleno do Tribunal Superior do Trabalho

Liana Chaib | Benonias Cardoso
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A desembargadora do Tribunal Regional do Trabalho 22ª Região (PI), Liana Chaib, foi escolhida pelo presidente da República, Jair Bolsonaro, para ser ministra do Tribunal Superior do Trabalho (TST). A magistrada ocupará a vaga decorrente da aposentadoria do ministro Renato de Lacerda Paiva. 

O nome de Liana Chaib foi escolhido a partir de lista tríplice indicada pelo Pleno do Tribunal Superior do Trabalho por meio de votação, que aconteceu em setembro. Além dela, concorriam à vaga, as desembargadoras do trabalho Joseane Dantas dos Santos, do TRT da 21ª Região (RN) e Ana Paula Pellegrina Lockmann, do TRT da 15ª Região (Campinas/SP).

Desembargadora do TRT 22ª Região (PI), Liana Chaib | FOTO: Benonias Cardoso/Reprodução 

Segundo o TST, essa é a segunda vez na história do Tribunal que a lista é composta apenas por mulheres. De um total de 25 candidatos, sendo 19 homens e 6 mulheres, foram escolhidas as três desembargadoras.

Trâmite

Após a definição da lista tríplice pelo TST, os nomes são encaminhados à Presidência da República para a indicação de um dos nomes. Com a escolha do nome da magistrada, Liana Chaib passará, agora, por sabatina na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) do Senado Federal, e, após a aprovação pela CCJ, o nome será submetido ao plenário da casa legislativa antes da nomeação.

Currículo

Liana Chaib é Doutora e Mestre em Direito Constitucional. Graduou-se em Direito em 1984, na Universidade Federal do Piauí (UFPI). Foi nomeada no TRT da 22ª Região em 2001. Foi presidente da corte por duas oportunidades e havia sido juíza do Trabalho.

A desembargadora também é professora de Direito Administrativo na Universidade Estadual do Piauí e é membro da Academia Piauiense de Letras Jurídicas, ocupando a cadeira de número 21, que tem como patrono seu pai, o jurista Jorge Azar Chaib,  que foi fundador da academia e faleceu em 2010. 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES