Desmatamento: MPPI apresenta resultados da operação “Mata Atlântica em Pé”

Foram realizadas vistorias em oito Municípios de Norte a Sul do Piauí, nos quais foram delimitados cerca de 20 alvos

Desmatamento: MPPI apresenta resultados da operação “Mata Atlântica em Pé” | Agência Senado
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Na quinta-feira, 30, o Ministério Público do Piauí, por meio do Centro de Apoio Operacional de Defesa do Meio Ambiente (CAOMA), com a parceria das Secretarias Municipais e Estadual de Meio Ambiente, Polícia Militar e IBAMA, divulgou os resultados da operação “Mata Atlântica em Pé – 2021″, durante evento virtual. A ação ocorreu também em outros 17 estados da federação e é coordenada pelo Ministério Público do Paraná (MPPR).

Foram realizadas vistorias em oito Municípios de Norte a Sul do Piauí, nos quais foram delimitados cerca de 20 alvos. Ao todo, mais de 300 hectares de área desmatada foram vistoriadas presencialmente, e mais de quatro mil e quinhentos hectares vistoriados através de sistemas remotos.

Foram realizadas vistorias em oito Municípios de Norte a Sul do Piauí, nos quais foram delimitados cerca de 20 alvos - Foto: Ilustrativa/Agência Senado

“No Estado do Piauí, entre as principais causas para o desmatamento do bioma Mata Atlântica, estão o avanço da fronteira agrícola e a expansão da urbanização, fatos que culminam no desmate de grandes áreas e no descumprimento de legislações e licenças pertinentes”, disse a coordenadora do CAOMA, promotora de Justiça Áurea Madruga.

Com o objetivo de combater essa realidade, o Ministério Público segue cobrado a atuação dos órgãos ambientais de fiscalização e denunciando os infratores, tanto na área penal, como na cível. “Nesse contexto, a Operação Nacional Mata Atlântica em Pé tem tido um papel fundamental no sentido de conclamar essas instituições e a sociedade para que atentem à necessidade de enfrentar tão grave problema, por meio de uma postura atuante e combativa”, finaliza a promotora.

DADOS NACIONAIS – 2021

Operação Nacional Mata Atlântica em Pé 2021 – dados parciais: 649 polígonos fiscalizados, 8.189 hectares de desmatamento confirmados e R$ 55.531.184,19 de multas lavradas.

Os dados da operação foram apresentados e discutidos durante uma live, ocorrida na tarde desta quinta-feira (30), e promovida pela Escola Superior do MPPR, em parceria com o Centro de Apoio das Promotorias de Justiça de Proteção ao Meio Ambiente e de Habitação e Urbanismo, Associação Brasileira dos Membros do Ministério Público de Meio Ambiente – ABRAMPA, MapBiomas e Fundação SOS Mata Atlântica.

Dentre os temas abordados estão a utilização de tecnologia de georreferenciamento para o combate ao desmatamento, a análise das principais causas da continuidade do desmatamento, as dificuldades enfrentadas na fiscalização e as possíveis articulações para auxiliar na prevenção e inibição de novos ilícitos.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES