Destroços de foguete Chinês caem no Oceano Índico e Nasa critica

Maior parte dos componentes da nave se desintegrou na reentrada na atmosfera terrestre esta noite.

Pessoas assistem ao lançamento do foguete Long March 5B no Centro de Lançamentos de Wenchang em 29 de abriL | Pessoas assistem ao lançamento do foguete Long March 5B no Centro de Lançamentos de Wenchang em 29 de abril — Foto: STR/AFP
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Destroços do foguete da China cuja reentrada na atmosfera terrestes ocorreria em alguns dias, caiu no Ocenao índico, perto do arquipélago das Ilhas Malvinas.As informações são das agências de notícias chinesas neste domongo (9). A maior parte dos componetes se desintegrou pelo forte atrito com o ar.

As partes do foguete Longa Marcha 5B, de 18 toneladas, reentraram na atmosfera às 10h24, horário de Pequim, final da noite de sábado (8) no Brasil, e caíram nas coordenadas de 72,47° de longitude leste e 2,65° de latitude norte, informou o Escritório Chinês de Engenharia Espacial em comunicado.

O site Space-Track, baseado em dados militares dos Estados Unidos, também confirmou a entrada na atmosfera da nave descontrolada e o local da queda.

Exato local da queda dos destroços do foguete chinês na madrugada deste domingo (9)- Imagem G1

Agência espacial dos EUA, a Nasa, fez dura críticas a queda. "Nações que fazem viagens espaciais devem minimizar os riscos para pessoas e propriedades nas reentradas na Terra e maximizar a transparência em relação a essas operações", disse Bill Nelson, ex-senador e astronauta escolhido para o cargo em março, numa nota divulgada após a confirmação do que ocorreu com os destroços. "Está claro que a China não está cumprindo os padrões responsáveis em relação a seus detritos espaciais."

Pessoas assistem ao lançamento do foguete Long March 5B no Centro de Lançamentos de Wenchang em 29 de abril — Foto: STR/AFP

Mais missões espaciais

Em abril deste ano a China lançou o seu mais potente foguete: Longa Marcha 5B. Até o fim de 2022, há 10 missões semelhantes programadas para a construção de sua estação espacial.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES