Detento da Irmão Guido é aprovado no curso de Administração na UESPI

Segundo o interno, a aprovação foi um misto de surpresa e felicidade

| Raquel Melo/Sejus
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

“Temos que sair melhor do que entramos, a educação é para isso”, conta, feliz, Washington Barros, detento aprovado no curso de Administração, através do Exame Nacional do Ensino Médio para Pessoas Privadas de Liberdade, o ENEM PPL.

Washington é um dos 166 reeducandos aprovados no ENEM em 2019, aumento de 181% em relação a 2018, com 59 aprovações.

Detentos de diversas unidades prisionais do Piauí, como Floriano, Picos, Parnaíba e Teresina, obtiveram a média necessária para disputar vagas nas instituições de Ensino público e privado, em cursos como Física, Química e Ciências Biológicas.

Reeducando da Penitenciária Irmão Guido, em Teresina, Washington Barros, personagem da fala inicial desta matéria, conta da expectativa para ingressar na universidade. “Espero que a Justiça permita que eu realize o curso, pois é muito importante para a nova etapa da minha vida e para a minha ressocialização completa”, diz.

Segundo o interno, a aprovação foi um misto de surpresa e felicidade. “Quando me falaram, eu nem acreditei. Aqui, aproveitamos o nosso tempo da melhor maneira, investindo no conhecimento e no estudo. Participo do Leitura Livre, fiz teatro, curso de Microempreendedor e trabalho na cozinha. Já que o sistema prisional nos dá essa oportunidade, temos que agarrar com toda a nossa vontade. Pretendo aprender tudo o que eu puder e usar na administração do negócio da minha família, o circo, quando eu sair”, conta.

O reeducando Marcelo Everton, também da Irmão Guido, é outro aprovado. Ele passou em Química na Universidade Federal do Piauí (UFPI), e enxerga a aprovação como uma superação. “Fiquei admirado comigo mesmo. Graças a essa unidade, pude fazer a prova e ver que posso dar a volta por cima. Já me sinto um vencedor. Nada melhor que a educação como ponto de partida para a ressocialização”, afirma.

Para a Coordenadora de Ensino da Sejus, Jussyara Valente, a educação proporciona novos horizontes para os privados de liberdade. “Tivemos muitas aprovações e isso é uma grande vitória para os reeducandos, familiares e todos os envolvidos nesse trabalho. É nítido o envolvimento e interesse dos internos em adquirir conhecimento e buscar novos caminhos. Basta compararmos os números dos anos anteriores, para termos a certeza de que estamos avançando”, ressalta.

Raquel Melo/Sejus   

GARANTINDO A EDUCAÇÃO NOS PRESÍDIOS

O ENEM PPL é realizado, anualmente, pela Secretaria de Estado da Justiça, por meio da Coordenação de Ensino, em parceria com a Secretaria de Estado da Educação (Seduc).

No Piauí, 40% das pessoas privadas de liberdade estão inseridas em algum programa educacional desenvolvido nos presídios do Estado, de acordo com o Departamento Penitenciário Nacional (Depen).

Durante todo o ano, os detentos têm acesso a diversos programas de ensino, como Pronatec, Projovem Urbano, EJA e revisões preparatórias para o ENEM PPL.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES