Detentos recebem tratamento contra escabiose nos presídios

Mais 1.000 frascos de benzoato já foram solicitados.

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Secretaria de Justiça e a Secretaria de Saúde do Estado estão realizando o tratamento de detentos no sistema prisional do Piauí que apresentaram sintomas de escabiose, patologia causada por ácaros conhecida popularmente com sarna.

Foram adquiridos e distribuídos, para os presídios que registraram ocorrência da doença, 1.000 frascos de benzoato e 2.000 comprimidos de ivermectina. Mais 1.000 frascos de benzoato já foram solicitados para dar continuidade ao tratamento e prevenção.

De acordo com a Coordenação de Saúde Prisional da Secretaria de Justiça, as penitenciárias que registraram casos de escabiose foram a Irmão Guido, Casa de Custódia, Esperantina, Casas de Detenção de Altos e São Raimundo Nonato e Colônia Agrícola Major César.

Ao todo, esses presídios solicitaram 1.600 unidades de medicamentos. Ágatha Knitter, diretora de Humanização e Reintegração Social da Secretaria de Justiça, destaca que, com o fim do período chuvoso, os casos têm diminuído, o que facilita o tratamento e prevenção.

“Os presídios também estão sendo higienizados, como parte do tratamento, e para prevenir a ocorrência de novos casos. Além disso, estamos avançando na implementação da Política de Saúde Prisional no sistema penitenciário”, explica Knitter.

Política de Saúde Prisional

As secretarias de Justiça e de Saúde promoveram a adesão dos municípios de Bom Jesus, São Raimundo Nonato, Esperantina, Parnaíba, Floriano, Oeiras, Picos e Altos à Política Nacional de Atenção Integral à Saúde de Pessoas Privadas de Liberdade no Sistema Prisional (PNAISP).

Esses municípios receberão recursos do Ministério da Saúde para investimento em saúde prisional. Deles, Esperantina, Altos e São Raimundo Nonato já cadastraram equipes da Estratégia Saúde da Família para os presídios e aguarda habilitação pelo Ministério.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES