Devido calor, ativistas pedem transferência de ursa do Zoobotânico

Ativistas criticam condições de temperatura do lugar para o animal

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

ursa Marsha, pertence a espécie parda, virou tema de uma petição online que solicita sua transferência do Parque Zoobotânico de Teresina. Segundo o documento, o animal, natural de países frios como Estados Unidos e Canadá, está sofrendo com o calor, que chega a 40º, na capital piauiense.

A ursa, de 26 anos e 210 kg, vive no local desde 2011, quando foi resgatada de um circo em Belém, no Pará. Segundo o Governo do Piauí, o Parque Zoobotânico de Teresina tem o maior recinto para abrigar ursos no Brasil. Com 450 metros quadrados, o espaço conta com área de cambeamento, duas maternidades, piscina e aspersores de água para amenizar o calor.

Ativistas, como a brasileira Luisa Mell, fazem apelo para que as pessoas assinem a petição para que Marsha seja transferida para um local mais adequado em temperatura e espaço.

“O espaço onde está a ursa, assim como os demais recintos do parque, cumprem as determinações estabelecidas pelas resoluções do Conselho Nacional de Meio Ambiente (Conama) e também pelo Ibama, no que diz respeito ao confinamento”, diz o  secretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Ziza Carvalho.

Outra crítica dos ativistas é que Marsha estaria sendo alimentada com ração para cachorros.

O biólogo Celso Mendes, que trabalha no Zoobotânico, afirmou que “diariamente a ursa é alimentada com cerca de 15 kg de alimentos, que conta com carne de frango, frutas legumes e verduras”. “Além disso, recebe complementação de proteína, por meio de ração. Este tipo de alimento a Marsha já recebia quando estava no circo e nós mantivemos porque já estava habituada a comer e não faz mal à sua saúde", informou Celso.

A petição do site Avaaz, comunidade de mobilização online, já conta com mais de 100 mil assinaturas até às 21h40min desta quinta-feira, 2.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES