Dezembro começa com pouca chuva e pode atingir cultura da soja no Piauí

A falta de chuva poderá reduzir os níveis de água no solo. Isso de certa forma poderá impactar as fases iniciais das culturas na região

A falta de chuva poderá reduzir os níveis de água no solo e impactar culturas | reprodução canalrural.com.br
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) para o mês de dezembro indica tendência de chuvas ligeiramente abaixo da média, o que já pode ser sentido em algumas regiões do país como no sudoeste de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, sul do Paraná, centro e oeste de Santa Catarina e no Rio Grande do Sul.

Considerando o prognóstico climático do INMET para o mês de dezembro que está começando e com ele o possível impacto para o início da safra de grãos 2022/2023 em regiões produtoras das mais diferentes, como as áreas do MATOPIBA (região que abrange os estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia), a falta de chuva poderá reduzir os níveis de água no solo. Isso de certa forma poderá impactar as fases iniciais das culturas na região, como a soja, primeira safra de milho e algodão.

Produção poderá ser afetada com menos chuvas-  reprodução canalrural.com.br

Retorno gradual

Nas regiões Sudeste e Centro-Oeste, a previsão é de retorno gradual das chuvas, e possíveis acumulados dentro ou acima da média em grande parte das regiões, o que será importante para a manutenção do armazenamento de água no solo e para o desenvolvimento das culturas de verão no campo, como a soja, milho, feijão e algodão.

Temperaturas deverão ser acima do que indica a climatologia  - Fonte:INMET 

Temperatura

Quanto às temperaturas, a previsão indica que deverão ser acima da climatologia (média) na Região Centro-Oeste, além do Tocantins, sul dos estados do Amazonas, Pará e Roraima, centrossul de Minas Gerais, oeste de São Paulo e Paraná, com temperaturas acima de 26ºC. 

Já nas áreas de divisa com Piauí, sul do Ceará, oeste de Pernambuco e norte da Bahia as temperaturas poderão atingir os 30ºC. 

Leia Mais


Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES