Você precisa verificar a sua conta, acesse o seu e-mail

mais
URGENTE
Acidente em aeroporto de Teresina causa confusão em voôs para todo o país
Baixe o nosso APLICATIVO
ESCOLHA A LOJA ABAIXO: Google Play AppStore

Dezembro deve terminar com chuvas abaixo da média

A climatologia destaca que mais chuvas estão previstas para o Natal e Ano Novo em grande parte do estado

Compartilhe

O verão, período mais chuvoso na faixa Norte e Nordeste do Brasil, teve início na segunda-feira (21) com pancadas em Teresina e em outros municípios do Piauí. A climatologia destaca que mais chuvas estão previstas para o Natal e Ano Novo em grande parte do estado, mas não descarta a alta probabilidade de que isso ainda não propicie o índice que era aguardado para o mês de dezembro.

Para explicar essa situação, o climatologista Werton Costa acrescenta que as chuvas estão sob domínio de um verdadeiro "duelo de gigantes". "O Oceano Pacífico está frio e nunca esteve tão favorável [La Niña]. Mas nós temos um Oceano Atlântico freando e hesitante. Essa condição só vai impactar apenas no começo da estação chuvosa", afirma Werton.

De acordo com mapas do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), a segunda quinzena de fevereiro e os meses de março e maio serão extremamente favoráveis para grandes volumes de chuva com a boa colocação do fenômeno La Niña. O climatologista informou que tem alertado os gestores públicos sobre essa condição prevista pelo INMET.

"Encaminhei mensagens para os que assumirão as pastas no município e Defesa Civil para ficarem em estado de alerta principalmente na transição de fevereiro e março", afirma.

O La Niña traz à memória o ano de 2009, quando a ocorrência simultânea desse fenômeno e da zona de convergência intertropical (ZCIT) no hemisfério sul provocaram chuvas intensas nos meses de março, abril e maio no Norte e Nordeste do país. 

"Agora, claro que essa nova La Niña é demorada, mas ela vai se manifestar no final de fevereiro para março com intensidade. Temos que ficar muito atentos", informou.


Tópicos
Compartilhe
Não venda minhas informações pessoais

Central do usuário

Login pelas Redes Sociais

Nunca postaremos nada em seu nome


Login por e-mail

Use sua conta cadastrada por e-mail

Não tem conta no meionorte.com?

Cadastre-se

Podcast

Selecione seus podcasts

atualizar