Dezenas de capivaras são flagradas atravessando via de Brasília

Especialista diz que volume de chuvas favoreceu procriação de animais silvestres em áreas urbanas; entenda.

| Dezenas de capivaras são flagradas atravessando via de Brasília — Foto: Arquivo pessoal.
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Um grupo de capivaras parou o trânsito em Brasília na última segunda-feira (27). Dezenas delas foram flagradas em frente ao Clube Naval, no Setor de Clubes Esportivos Sul, atravessando uma pista – todas bem tranquilas. Com imformações do G1.

A cena foi registrada pela estudante Laura Siqueira. “Vi que na calçada tinham uns volumes. Pensei até que poderiam ser pedras. Mas me aproximei e vi que eram capivaras. Parei o carro e filmei elas voltando para o lago [Paranoá].

Reprodução.

O professor de zoologia da Universidade de Brasília (UnB) Guarino Colli disse que fatores climáticos e o próprio ciclo da natureza podem favorecer a procriação de animais silvestres em locais urbanos. "Choveu muito neste ano. Então, isso aumenta a produtividade das plantas e aumenta também o tamanho de várias populações naturais", explicou Colli.

Pioneiras

Moradoras pioneiras de Brasília, as capivaras são animais silvestres e costumam ser vistas em áreas de lazer próximas ao Lago Paranoá. O animal é considerado o maior roedor do mundo e gosta de ficar perto da água.

A Polícia Militar Ambiental diz que recebe quase todo dia chamados para resgatar capivaras.

A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) começou recentemente uma pesquisa de controle da população dos animais. Segundo o pesquisador José Roberto Moreira, o convívio próximo com o ser humano não é tão perigoso.

O especialista da Embrapa diz, no entanto, que é preciso ter cuidado com os carrapatos que ficam nelas. Alguns transmitem a febre maculosa, que pode levar à morte se não for tratada a tempo.

“A quantidade de carrapatos com febre maculosa dentro da população de carrapatos é muito pequena, porque a própria febre maculosa é letal para o carrapato. Então se a pessoa procurar evitar de se contaminar e assim que tiver um carrapato no corpo ela tirar, o risco é mínimo.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES