DF: Garis são alvos de violências por Militar da Marinha

Infelizmente, os casos de agressão e preconceito são frequentes. Tem pelo menos um por mês.

DF: Garis são alvos de violências por Militar da Marinha | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Após terem sido vítimas de socos e vassouradas, dois garis vivem divididos entre o medo e a revolta. Os dois profissionais responsáveis pela limpeza no Distrito Federal sofreram ataques físicos e verbais.

Os dois foram atingidos por golpes de vassouras nas costas, socos e xingamentos. Em nota, declaram que se o acusado estivesse armado, ele teria disparado neles, e consequentemente tirado duas vidas inocentes. 

Garis são alvos de violências por Militar da Marinha (Foto: Francisco Dutra/Metropoles)

APOIO

Os dois garis trabalham para a Valor Ambiental, terceirizada do Serviço de Limpeza Urbana (SLU). A empresa colocou à disposição deles serviço jurídico e apoio psicológico.

“Infelizmente, tem algumas pessoas que não conhecem a realidade. Acham que pelo fato de eles serem varredores seriam menos importantes. Mas, na verdade, são essenciais. Nós ficamos tristes, porque são pais de família”, disse.

O Sindicato dos Trabalhadores de Limpeza Urbana (Sindlurb) também colocou-se à disposição das vítimas. Atualmente, a categoria sofre com o desrespeito.

“Infelizmente, os casos de agressão e preconceito são frequentes. Tem pelo menos um por mês. Negam-nos um copo de água. Tem escola que não deixa o gari ir ao banheiro”, denunciou José Cláudio de Oliveira, dirigente do Sindlurb

Garis são alvos de violências por Militar da Marinha (Foto: Francisco Dutra/Metropoles)

O CASO

Um vídeo registrado por câmeras de segurança mostra o momento em que os garis são agredidos por um militar da Marinha do Brasil. O homem bateu nos trabalhadores de limpeza urbana por achar que ele estava filmando a esposa enquanto ela fazia ginástica.

No vídeo, é possível ouvir o homem gritando e vê-lo empurrando uma das vítimas na calçada.

O militar perguntou o que os garis estavam filmando e pediu que mostrassem o celular. Um dos trabalhadores mostra o objeto que segurava, que, na verdade, era um aparelho de geolocalização usado para registrar os locais por onde o Serviço de Limpeza Urbana passou.

Segundo um dos garis agredidos, a mulher achou que estava sendo filmada porque os garis precisam marcar o percurso feito com um GPS. Para o equipamento funcionar, os trabalhadores precisam levantá-lo e apertar um botão. 

Mesmo mostrando o aparelho, eles foram agredidos novamente pela vassoura que o gari usava para limpar a rua. Em seguida, o vídeo mostra que a vítima recupera o objeto. No entanto, o homem ainda vai atrás dele e dá um tapa nas costas do trabalhador.

Moradores viram as agressões e chamaram a polícia. Segundo testemunhas, em nenhum momento, o gari agrediu ou xingou o militar. Todos foram levados à 5ª DP.

Garis são alvos de violências por Militar da Marinha (Foto: Francisco Dutra/Metropoles)



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES