Dia D de mobilização contra o Aedes aegypti é amanhã (02)

Em Teresina, a ação será realizada na praça do bairro Poty Velho

Ações educativas de prevenção à dengue, zika e chikungunya fazem parte da programação do Mobilização Nacional de combate ao mosquito Aedes aegypti, que ocorre amanhã (02) em todo o país. Em Teresina, a ação será na praça do bairro Poty velho (zona Norte), a partir das 8h da manhã. 

 A mobilização local está sendo organizada pela Fundação Municipal de Saúde (FMS), em parceria com o Ministério da Saúde, a Secretaria Municipal de Saúde (SESAPI), lideranças comunitárias e o Exército, entre outras entidades. O objetivo é conscientizar sobre a importância da prevenção, que se dá principalmente por meio do combate ao lixo com potencial de se tornar criadouro do vetor.

Um dos destaques será a exposição de materiais reciclados provenientes de resíduos sólidos, como garrafas pet, garrafas de vidro, sobras de tecido, caixa de leite, embalagem plástica de alimentos, entre outros. “Os pneus, por exemplo, podem ser reaproveitados com a produção de móveis e acessórios, ou triturados para uso na indústria ou em campos de futebol”, conta Amariles Borba, diretora de Vigilância em Saúde da FMS. A borracharia Bom Fim, responsável pela reutilização dos pneus recolhidos em pequenas borracharias da capital, terá um estande no local expondo este tipo de trabalho. 

“Queremos mostrar que o combate ao mosquito também pode ser benéfico à natureza, quando a gente dá uma nova utilidade aos outrora potenciais criadouros, ao invés de despejarmos no ambiente”, diz Amariles Borba.

A programação inclui ainda uma caminhada com as escolas do bairro até o local da abertura; tenda com orientações de prevenção de criadouros do mosquito e espaço criança, com colagens e pinturas sobre o tema e um curso de palestrantes com o tema “conheça e combata o Aedes aegypti”. 

Na oportunidade, será realizada a 44ª edição da Faxina nos Bairros. A operação, que já recolheu 4728 toneladas de lixo em um ano de atividade, é fruto de uma parceria com a população, que deposita todo o lixo de suas residências para recolhimento em um grande dia de limpeza.

                                                                                                                        

Comissão

 As equipes Estratégia Saúde da Família da UBS Poty Velho também estarão na mobilização. Seus profissionais instauraram uma comisão permanente de combate ao Aedes aegypti. O objetivo é estimular o a prevenção na comunidade, por meio de estratégias dentro da UBS e no perímetro de 100 metros a seu redor. “Iremos realizar atividades educativas e estender a estratégia para outras instituições locais, estimulando que cada uma delas crie sua própria comissão e assim possamos trabalhar todos em parceria”, informa a presidente Joana Elisabeth.

Fonte: Portal MN
logomarca do portal meionorte..com