Dia D: Piauí na luta para imunização completa da população

O dia D da vacinação estimula a maior movimentação da população para incentivar a conclusão do esquema vacinal com as 1° e 2° dose e a dose de reforço.

Médico Elmar Lopes e o filho | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Neste último final de semana, dia 4 de dezembro, foi realizado o dia D da vacinação contra a Covid-19, o programa de mobilização, realizado pela Prefeitura de Teresina, tem o intuito de aumentar o número de pessoas imunizadas. No primeiro dia quase 12 mil doses foram aplicadas.

A ação ocorreu em 16 unidades básicas de saúde localizadas nas zonas norte e leste da capital, além de outros pontos, como os terminais espalhados pelas quatro zonas da cidade. O dia D da vacinação estimula a maior movimentação da população para incentivar a conclusão do esquema vacinal com as 1° e 2° dose e a dose de reforço.

Médico Elmar Lopes levou o filho para completar esquema vacinal (Reprodução)

Muitas pessoas compareceram à UBS de Santa Isabel para garantir suas doses da vacina. A exemplo do médico, Elmar Lopes, que levou seu filho de 12 anos para completar seu esquema vacinal na unidade. “Estou trazendo o pré-adolescente de 12 anos para tomar a segunda dose. É importante completar o calendário, mesmo os jovens que têm menos efeitos graves, mas ainda existe uma imprevisibilidade no fechamento dessa doença”, pontuou.

Serviço sem agendamento

O serviço era ofertado sem a necessidade de agendamento e não oferecia um público alvo, sendo livre para toda a sociedade. No bairro Piçarreira foram registradas longas filas para a imunização, Rejane Alves, coordenadora de um posto de vacinação do bairro falou sobre a importância de tomar a vacina e do dia D para a população .

Rejane Alves coordena posto de saúde em bairro de Teresina (Reprodução)

“É um dia que as pessoas vão tirar todas as dúvidas sobre a vacinação. O imunizante é somente a vacina Pfizer. Serão realizados vários outros dias D como este que está acontecendo hoje. A recomendação é para que não brinquem com essa doença, procurem o mais rápido tomar as doses da vacina”, explicou a coordenadora.

São João do Piauí cria estratégias para aumentar o número de vacinados

Em decorrência da baixa procura pela segunda dose da vacina contra a Covid-19, a Prefeitura de São João do Piauí, no interior do estado, utilizou de um carro de som para percorrer a cidade avisando sobre a vacinação .

Seguidos de uma ambulância com as doses do imunizante, a população foi estimulada a completar o esquema vacinal no município. A ação ocorreu de maneira facilitada, sem agendamento para vacinar o público alvo.

"A busca ativa da imunização, busca imunizar o maior número de pessoas, principalmente com relação à segunda daquelas pessoas, que por algum motivo, estão com a vacina atrasada”, explicou a Secretária Municipal de Saúde, Ynaiara Coelho.

Modelo

Ainda segundo a secretária, a estratégia foi adotada em modelo de um município vizinho, onde se registrava uma grande evasão da população para tomar o imunizante. Até o momento, 85% da população com mais de 14 anos está vacinada com a 1° dose, e mais de 68% está vacinada com a segunda dose ou dose única. O município ainda conta com mais 3 pontos fixos de vacinação.

Sesapi cria força-tarefa para mapear a propagação do Covid-19

A Secretaria de Estado da Saúde, juntamente com outros órgãos da saúde, criou uma força-tarefa, com a finalidade de fazer o mapeamento da propagação da Covid-19, principalmente nas cidades com altas incidências da doença.

As equipes criadoras da força-tarefa debateram com os gestores municipais a situação epidemiológica do estado e o índice de cobertura vacinal dos municípios. “Observando o aumento no número de internações em determinadas regiões de saúde do estado foi montada uma equipe de técnicos voltada para diminuir o aparecimento de casos novos e verificar o porquê de novos casos nessas regiões”, descreveu Herlon Guimarães, Superintendente de Atenção Primária à Saúde e municípios da SESAPI.

Hérlon Guimar;aes, da Sesapi (Reprodução)

Em decorrência do aumento no número de óbitos causados pela Covid-19, a força-tarefa implantada tem como objetivo acompanhar, de perto, a situação dos municípios. A equipe de profissionais ligados à Saúde percorreu várias cidades do Piauí com planos de combate à disseminação do vírus.

No Piauí, existem 15 núcleos de vigilância epidemiológica hospitalar, criados para organizar uma estrutura dentro do hospital para dar uma resposta satisfatória à sociedade diante de crises. Essa ampliação da rede (núcleos de vigilância), que a gente chama de Renave, tem o objetivo de detectar, conhecer, propagar, identificar aqueles agraves de emergência públicas”, disse Lígia Fernanda, membro da Renaveh.

Lígia Fernada (Reprodução)

Ômicron preocupa autoridades de saúde

O mundo parecia estar mais seguro com as estratégias de controle da Covid-19, além dos números de internação e contaminação reduzidos. Mas uma nova variante, a Ômicron, foi identificada, e em 26 de novembro a cepa foi classificada como preocupante pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

Em vários países, voos foram cancelados, fronteiras fechadas, lockdowns parciais instalados, para barrar a contaminação pela nova variante. “Essa variante é preocupante exatamente pela presença das mutações, ela é considerada uma variante mais transmissível e mais letal, especialmente em pessoas não vacinadas”, explicou a infectologista, doutora Thallyta Antunes.

Os estudos desenvolvidos até o momento asseguram que as vacinas disponíveis contra o vírus são eficazes contra a variante ômicron. É importante que se esteja com todas as doses completas, sendo importante a dose de reforço.

Infectologista Thallyta Antunes 

Brasileiras infectadas

Duas pessoas brasileiras que estavam na África do Sul foram identificadas com a variante quando chegaram em São Paulo. A identificação imediata beneficia a não contaminação em outras pessoas controlando a disseminação da ômicron.

A servidora pública, Jéssica Amorim, teresinense, foi impedida de retornar ao Brasil. A jovem que está em viagem para África do Sul, recebeu a notícia que o voo de retorno seria cancelado pelo surgimento da variante ômicron.

Jéssica espera as decisões do governo local para conseguir reencontrar a família depois desse sufoco que está passando em sua viagem. “Não vejo a hora de abraçar todo mundo e voltar com a vida normal. Voltar para a casa não tem preço. Desejo resguardar minha família e todos no Brasil”, desabafou a servidora.

Jéssica Amorim, servidora pública foi impedida de retornar ao Brasil (Reprodução) 

Cuidados com festas do fim de ano

O fim de ano é o momento perfeito para juntar a família, mas não se deve esquecer que ainda existe uma pandemia, que mesmo com número de casos e óbitos reduzidos, os cuidados ainda devem ser realizados.

Os períodos de festividades causam preocupação para os órgãos de saúde do estado do Piauí. A diretora de vigilância sanitária do estado, Tatiana Chaves, alerta a população em geral para a importância do cumprimento das medidas higiênicos sanitárias durante os encontros. Vamos utilizar a máscara em todos os momentos da confraternização. São orientações simples, a maior delas, higienização das mãos, possibilitando assim uma segurança maior para a família.

Tatiana Chaves, diretora de Vigilância Sanita´ria (Reprodução)

A imunização completa é fundamental para a segurança durante as celebrações de fim de ano. As doses de reforço entre os idosos garante uma melhor eficácia da proteção, pois com um longo período há uma redução no nível de imunidade adquirida pela vacina. Além disso, para uma melhor confiabilidade nas festividades em família, é necessário que todos estejam com uma ótima saúde e vacinação atualizada. (Por Gabriel Bonfim e Isabel Cardoso)



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES