Dia da Imunização: Sesapi convoca população para atualizar as vacinas

Atualmente 03 campanhas de vacinação estão em ativa no país, são elas: Influenza e Sarampo, que vão até o dia 24 de junho e a contra a Covid-19

Neris Júnior | reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Neste 09 de junho é comemorado do Dia Nacional da Imunização, que tem como objetivo chamar a atenção para a importância das vacinas, tanto para o indivíduo como para a saúde coletiva. Atenta à necessidade da imunização, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) chama toda população piauiense para atualizar sua carteira de vacinas. 

Atualmente 03 campanhas de vacinação estão em ativa no país, são elas: Influenza e Sarampo, que vão até o dia 24 de junho e a contra a Covid-19. “Manter a vacinação em dia, mesmo na fase adulta, é um dos melhores métodos para evitar doenças e infecções. O Brasil é exemplo de vacinação em todo mundo e o estado do Piauí é destaque nacional entre os primeiros colocados nas vacinações contra a influenza e a Covid-19”, lembra o secretário de Estado da Saúde, Neris Júnior. 

Secretário Neris Júnior  (Foto: reprodução)

Na Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza o Piauí está empatado com o estado de Minas Gerais, com a maior cobertura vacinal, com 54,6%, do público-alvo. Com relação à vacinação da Covid-19 o estado encontra-se em primeiro lugar na aplicação da primeira dose, na segunda posição com relação a D2. Mas mesmo com essas colocações, que são de grande orgulho,  o secretário chama os piauienses para voltarem aos postos e continuar se vacinando. 

“A meta preconizada pelo Programa Nacional de Imunizações é atingir pelo menos 90% dos públicos nas campanhas de vacinação. Com isso eu venho pedir ao nosso povo, que procurem seus locais de vacina nas suas cidades e recebem todas as doses necessárias para proteção contra doenças como a Covid-19, que já está com a dose de reforço liberada para aqueles indivíduos acima de 12 anos. Vamos vacinar para erradicarmos as doenças de nosso país”, pontua Neris Júnior. 

Leia Mais

A coordenadora de Imunização da Sesapi, Kássia Barros, destaca a necessidade de toda família procurar os postos de saúde para manter suas carteiras de vacinação em dia, uma vez que hoje temos imunizantes disponíveis para a população a partir dos primeiros dias de vida até a fase adulta. “As vacinas de rotina estão disponíveis nos postos de saúde dos municípios para todas as faixas etárias, contempladas no Plano Nacional de Imunização. Por isso é essencial que toda família busque sua Unidade Básica de Saúde para atualizar sua vacinação”, reforça. 

Campanhas 

A vacinação contra a Covid-19 está direcionada a toda população acima de 05 anos de idade. Para aqueles maiores de 12 anos a vacina já está disponível também como reforço, que deve ser tomado 04 meses após a segunda dose e para os maiores de 18 anos a segunda dose de reforço também está liberada e deve ser aplicada também no prazo de 04 meses após a primeira dose de reforço. 

A campanha contra a Influenza, que foi prorrogada até 24 de junho, é destinada aos seguintes públicos: crianças de 6 meses a menores de 5 anos de idade (4 anos, 11 meses e 29 dias); gestantes e puérperas; povos indígenas;professores;pessoas com comorbidades; pessoas com deficiência permanente; forças de segurança e salvamento e Forças Armadas; caminhoneiros e trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso; trabalhadores portuários; funcionários do sistema prisional; adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas e população privada de liberdade.

Já a campanha contra o Sarampo é direcionada para crianças de seis meses a menos de cinco anos (todas devem tomar a vacina durante a campanha) e profissionais de saúde (precisam atualizar a situação vacinal, ou seja, devem estar imunizados com duas doses da vacina tríplice viral).



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES