Dia da Mulher marcado por manifestação

Representantes do movimento distribuíram cartilhas às mulheres e tiraram dúvidas sobre os pontos da reforma da Previdência

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Mulheres integrantes de movimentos sociais e vários grupos de atuação da mulher realizaram na sexta-feira (08), Dia Internacional da Mulher, uma manifestação em frente à sede da Delegacia Regional do Trabalho (DRT-PI), em Teresina. As manifestações ocorrem em todo o país e na capital foi organizada pela União Brasileira de Mulheres (UBM) e têm como mote posição contra a proposta do governo Bolsonaro para a reforma da Previdência.

Representantes do movimento distribuíram cartilhas às mulheres e tiraram dúvidas sobre os pontos da reforma. A presidente da UBM no Piauí, Tatiana Seixas, afirma que a reforma da Previdência e a Medida Provisória (MP 871/2019) propõe mudanças que só atingem os mais pobres, especialmente as mulheres e os trabalhadores rurais.

"Cerca de 83% dos trabalhadores assalariados serão impactados, eles serão punidos por essa reforma e quem mais vai sofrer com ela serão as mulheres. Em relação às categorias, os trabalhadores do campo e os da educação serão os mais 'estrangulados' em seus direitos. Para ter uma ideia, a maioria das mulheres que recebem o benefício assistencial ao idoso e à pessoa com deficiência (BPC/INSS) já está sendo cancelado; e mais de 400 mil pensões e aposentadorias já foram invalidadas. São cenas dolorosas de senhorinhas indo ao banco retirar seu dinheiro e chorando porque não têm mais seu benefício. Isso vem aumentando a miserabilidade delas", relata indignada Tatiana.

Para a presidente, levar esclarecimentos à população e, sobretudo às mulheres, sobre as consequências da reforma Trabalhista é essencial. "Nesse momento, no dia 08 de março, nada melhor que discutir a questão da Previdência, que é um ataque forte contra nossa vida social. A maioria dos trabalhadores rurais não consegue se aposentar e morrem antes disso. Sobre as mulheres, o impacto será maior porque elas trabalharão mais sete anos, por tempo mínimo para receber a aposentadoria, ou seja, de 55 anos elas deverão contribuir até 62 ou mais. Se ponderarmos isso, a grande maioria das mulheres não vai atingir o tempo mínimo de contribuição", afirma

Crédito: José Alves Filho

A dupla jornada que a mulher lhe dá o direito de se aposentar antes dos homens seguindo o princípio da igualdade. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE), mulheres gastam 20 horas e 30 minutos nos afazeres domésticos e os homens, 10 horas.

De acordo com o presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Teresina (Sindserm), Sinésio Soares, a reforma que será aplicada na Previdência tira o direito das mulheres receberem uma aposentadoria digna e obriga o povo brasileiro trabalhar até morrer. Ele classifica as mudanças pretendidas como "prejudiciais" e afetam de forma cruel os trabalhadores mais pobres. "As mobilizações que acontecem em todo país também buscam a valorização dos direitos da mulher. Essa reforma conseguiu ser pior porque avança na retirada dos direitos, além do que a capitalização é como você investisse num mercado financeiro incerto e as mulheres serão as mais massacradas com a jornada de trabalho”, salienta Sinésio.

Professoras

Equiparação da idade mínima em 60 anos e 30 anos de contribuição penaliza mais as mulheres que atuam na educação.

Segundo o censo do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), dos 2,5 milhões de professores que atuam na educação no Brasil, 2,1 milhões são mulheres e fazem parte da maioria de 85% de profissionais que trabalham dando aula nos três níveis da chamada Educação Básica (Infantil, com alunos de até cinco anos de idade; Fundamental, com alunos de 6 a 14 anos; e Médio, com alunos de 15 a 17 anos).

A reforma da Previdência, apresentada na PEC 6/19 pelo presidente Jair Bolsonaro e pelo ministro da Economia, Paulo Guedes, ignora as peculiaridades, o cotidiano e o desgaste da profissão ao estabelecer regras que obrigam as professoras a continuarem dando aulas, em muitos casos, depois dos 70 anos de idade,    para conseguir um valor razoável de aposentadoria.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES