Dia do Farmacêutico é comemorado com campanha por valorização

Conselho Regional de Farmácia destaca o trabalho essencial dos profissionais no enfrentamento da pandemia.

Luiz Júnior, presidente do CRF-PI | David Carvalho
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Já são quase dois anos desde que começou a pandemia da Covid-19 e os farmacêuticos continuam essenciais no enfrentamento da doença. Durante os dois períodos de isolamento social no Brasil, eles trabalharam normalmente para que as farmácias continuassem abertas ao público, possibilitando o acesso aos medicamentos. São os farmacêuticos que estão na linha de frente das pesquisas das vacinas e também de outros medicamentos, além de produtos para o suporte no atendimento aos pacientes.

Card da campanha do CRF-PI (divugação).

Para ressaltar o trabalho indispensável desses profissionais, que tem seu dia comemorado nesta quinta-feira, 20 de janeiro, os conselhos Regional e Federal de Farmácia estão promovendo uma campanha de valorização da classe com o objetivo de destacar sua atuação em dez grandes áreas e em mais de 130 especialidades. 

Segundo dados colhidos pelo Conselho Federal de Farmácia (CFF), os farmacêuticos já realizaram cerca de 12 milhões de testes de Covid-19 desde o início da pandemia, somente nas farmácias. Eles também estão em cerca de 10 mil laboratórios clínicos e no caso do coronavírus, responsáveis pela comprovação etiológica, como também contribui para o monitoramento da doença e a determinação do seu prognóstico.

A responsabilidade técnica pela produção das vacinas e de outros medicamentos é uma função privativa do farmacêutico. Ele é parte fundamental de todas as etapas do processo que, devido às suas finalidade e natureza, é bastante complexo. Por isso, é o profissional encarregado de supervisionar, inspecionar e acompanhar todas as etapas de fabricação de medicamentos.

Luiz Júnior, presidente do CRF-PI (Foto: David Carvalho)

O presidente do Conselho Regional de Farmácia do Piauí (CRF-PI), Luiz Júnior, explica que de acordo com a Resolução do CFF nº 572, de 25 de abril de 2013, as especialidades farmacêuticas são agrupadas em 10 linhas de atuação: alimentos; análises clínico-laboratoriais; educação; farmácia; farmácia hospitalar e clínica; farmácia industrial; gestão; práticas integrativas e complementares; saúde pública e toxicologia. Hoje, para efeito de registro de certificados e títulos na carteira profissional, estão previstas 135 especialidades.

"Os farmacêuticos possuem atribuições fundamentais à saúde da população, por isso queremos evidenciar sua importante contribuição para promoção da saúde e bem estar de todos nas farmácias comunitárias, nos hospitais, nos laboratórios, na indústria, na criação de vacinas ou em tantas outras especialidades", comenta Luiz.

Júnior reitera a relevância dos profissionais durante a pandemia. "Geralmente, o farmacêutico é primeiro profissional da saúde que uma pessoa procura quando fica doente, nas farmácias, onde recebe orientação sobre o uso correto de medicamentos ou a recomendação que procure atendimento médico, por isso reforçamos a valorização da nossa classe, tanto pela população com por parte do mercado", afirma o presidente.

Com uma possível terceira onda da Covid-19 e o recente aumento nos casos de gripe no Piauí, novamente está acontecendo uma corrida às farmácias para compra de medicamentos e o farmacêutico tem papel fundamental na prescrição dos MIPs (medicamentos isentos de prescrição médica), alertar sobre os riscos da automedicação incorreta e orientar sobre efeitos colaterais e dosagem. "Se usado de forma incorreta, os medicamentos podem trazer danos à saúde e camuflar outras doenças, por isso é importante sempre conversar com o profissional na farmácia", enfatiza Luiz Júnior.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES