Dia do Farmacêutico será comemorado com ação em Teresina e interior

O dia do farmacêutico é comemorado nesta sexta-feira em todo país

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Conselhos regionais de farmácia de todo Brasil irão promover ações durante toda esta semana para destacar a importância do profissional farmacêutico, suas áreas de atuação e a implementação do consultório farmacêutico. É que na próxima sexta-feira, 20, é comemorado o Dia do Farmacêutico. No Piauí, o Conselho Regional de Farmácia elaborou uma programação que inclui reuniões com os profissionais de Parnaíba, Floriano e Picos e a ação social "Farmacêuticos em ação", no centro de Teresina, que oferecerá serviços farmacêuticos básicos e distribuição de material informativo sobre automedicação e descarte correto de medicamentos.

Ítalo Rodrigues, presidente do CRF-PI, explica que o consultório farmacêutico é um espaço onde o paciente terá uma atenção farmacêutica de melhor qualidade. "Não substituímos a consulta médica ou a presença dos profissionais das mais diversas áreas médicas, mas podemos oferecer serviços que já são ofertamos nas farmácias e drogarias com mais cuidado e prontidão, como orientação sobre uso de medicamentos, administração de medicamentos, monitoramento da pressão arterial, monitoramento de glicemia capilar, monitoramento de temperatura, realização de curativos e participação em campanhas de promoção de saúde", explica.

Rodrigues ressalta que com a aprovação da Lei 13.021/2014, que transforma farmácias em estabelecimento de saúde e reitera a obrigatoriedade da presença permanente do farmacêutico, há uma necessidade de aprimoramento e qualificação no oferecimentos desses serviços. "A farmácia não é mais apenas um lugar de vender medicamentos, agora é um estabelecimento de saúde e estamos implementando essa realidade para a população", reitera.

As cidades de Parnaíba, Floriano e Picos receberão a visita de representantes do Conselho para discutir assuntos relevantes da classe e ser informada das últimas novidades institucionais dos conselhos regional e federal. "É um momento de aproximarmos o CRF dos profissionais que por qualquer motivo, tem dificuldade em se atualizar de deliberações e notícias importantes da profissão", esclarece Ítalo.

Em Teresina, na manhã desta sexta-feira, 20, acontece a ação social "Farmacêuticos em Ação", na Praça Rio Branco, Centro, com oferecimento de serviço básicos gratuitos para população, como aferição de pressão e teste de glicemia. As redes de farmácias Pague Menos e Globo já confirmaram presença e vão enviar profissionais para fazer os atendimentos. Também serão distribuídos folders informativos sobre os riscos da automedicação, descarte correto de medicamentos e sobre o mosquito Aedes Aegypti, transmissor de doenças como a zika, dengue e chikungunya.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES