Dia do Farmacêutico será comemorado com ação em Teresina e interior

O dia do farmacêutico é comemorado nesta sexta-feira em todo país

Conselhos regionais de farmácia de todo Brasil irão promover ações durante toda esta semana para destacar a importância do profissional farmacêutico, suas áreas de atuação e a implementação do consultório farmacêutico. É que na próxima sexta-feira, 20, é comemorado o Dia do Farmacêutico. No Piauí, o Conselho Regional de Farmácia elaborou uma programação que inclui reuniões com os profissionais de Parnaíba, Floriano e Picos e a ação social "Farmacêuticos em ação", no centro de Teresina, que oferecerá serviços farmacêuticos básicos e distribuição de material informativo sobre automedicação e descarte correto de medicamentos.

Ítalo Rodrigues, presidente do CRF-PI, explica que o consultório farmacêutico é um espaço onde o paciente terá uma atenção farmacêutica de melhor qualidade. "Não substituímos a consulta médica ou a presença dos profissionais das mais diversas áreas médicas, mas podemos oferecer serviços que já são ofertamos nas farmácias e drogarias com mais cuidado e prontidão, como orientação sobre uso de medicamentos, administração de medicamentos, monitoramento da pressão arterial, monitoramento de glicemia capilar, monitoramento de temperatura, realização de curativos e participação em campanhas de promoção de saúde", explica.

Rodrigues ressalta que com a aprovação da Lei 13.021/2014, que transforma farmácias em estabelecimento de saúde e reitera a obrigatoriedade da presença permanente do farmacêutico, há uma necessidade de aprimoramento e qualificação no oferecimentos desses serviços. "A farmácia não é mais apenas um lugar de vender medicamentos, agora é um estabelecimento de saúde e estamos implementando essa realidade para a população", reitera.

As cidades de Parnaíba, Floriano e Picos receberão a visita de representantes do Conselho para discutir assuntos relevantes da classe e ser informada das últimas novidades institucionais dos conselhos regional e federal. "É um momento de aproximarmos o CRF dos profissionais que por qualquer motivo, tem dificuldade em se atualizar de deliberações e notícias importantes da profissão", esclarece Ítalo.

Em Teresina, na manhã desta sexta-feira, 20, acontece a ação social "Farmacêuticos em Ação", na Praça Rio Branco, Centro, com oferecimento de serviço básicos gratuitos para população, como aferição de pressão e teste de glicemia. As redes de farmácias Pague Menos e Globo já confirmaram presença e vão enviar profissionais para fazer os atendimentos. Também serão distribuídos folders informativos sobre os riscos da automedicação, descarte correto de medicamentos e sobre o mosquito Aedes Aegypti, transmissor de doenças como a zika, dengue e chikungunya.


Fonte: Portal MN